Consagrando a Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), hexacampeã feminina e campeã masculina, a maior e mais tradicional festa esportiva universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da Unisanta, em sua 28º. edição, chegaram ao seu final da noite de sexta-feira (20), com uma rodada de pura emoção no Poliesportivo Santa Cecília, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos. A competição reuniu 38 faculdades representativas de todas as universidades e centro universitários da região.

Foram disputadas 24 modalidades, envolvendo 2.500 atletas, e um publico médio de mais 3.000 pessoas por dia.

A rodada teve as três últimas finais, com destaque para Engenharia Unisanta, campeã no handebol e basquete, além da entrega dos troféus de campeãs gerais, Solidariedade Universitária e Destaque.

A Fefesp conquistou a posse definitiva de mais um troféu no feminino, o segundo em sequencia, ao assegurar o hexacampeonato (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011), com 65 pontos, contra 48,5 da Medicina Santos, e 36 da Educação Física Unifesp.

No masculino, uma diferença de apenas dois pontos sobre a até então campeã Engenharia UNISANTA (76 a 74), colocou a Fefesp de volta no lugar mais alto do ranking das faculdades da Baixada Santista.

Homenagem ao jornal A Tribuna
Os troféus foram entregues pelo Editor-Chefe do Jornal A Tribuna, jornalista Carlos Conde, oportunidade em que a Comissão Organizadora aproveitou para homenagear, com a entrega do Troféu Destaque ao centenário veículo de comunicação, pelo apoio dado ao esporte universitário.

Sensibilizado, Conde disse estar honrado em participar de um acontecimento de tamanha expressão para o esporte e, em particular, para o meio universitário da Cidade e região. “Essa iniciativa da Unisanta só engrandece ainda mais o esporte de uma Cidade como Santos, a mais esportiva do País e que tanto depende de sua juventude. Meus parabéns a todos”, assinalou.

Antes de trabalhar em A Tribuna, Conde foi editor-chefe dos principais jornais do País, como O Estado de São Paulo e Correio Brasiliense. Foi o primeiro coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, criado em 1993.

No encerramento dos Jogos também foi outorgado o Troféu Destaque à Santa Cecília TV, representada por seu Supervisor, jornalista Antonio Marques Fidalgo.

Troféu Solidariedade – Foram ainda premiadas as atléticas que mais arrecadaram alimentos dentro da campanha de Solidariedade Universitária. Engenharia Unisanta, com cerca de meia tonelada arrecadada, Medicina Santos, 350 quilos, Fefesp, 140, Fisioterapia, 120, e Odontologia, 80, foram as que mais colaboraram, permitindo que mais de duas toneladas possam ser destinadas a entidades beneficentes.

A cerimônia de entrega está marcada para terça-feira (24), às 10 horas, no Ginásio Poliesportivo. Doze instituições e mais o Fundo Social de Solidariedade de Santos serão beneficiados pelas doações.

O presidente da Comissão Organizadora, Marcelo Teixeira, agradeceu o apoio de todos os integrantes das equipes de trabalhos, parabenizou todos os alunos/atletas participantes, cumprimentando os diretores e responsáveis pelos Diretórios, Centros Acadêmicos e Atléticas, pela liderança e organização em seus Cursos:

“O evento durou cerca de 20 dias, a Unisanta foi o centro principal dos encontros durante este período, nossas arquibancadas dos dois Ginásios ficaram lotadas, com uma presença de público rotativo em torno de 3000 pessoas, sem nenhum incidente, com muita alegria, vitalidade, entusiasmo e amor, com os gritos de guerras e muita vibração”, disse.

Teixeira concluiu: “Acendemos a pira olímpica no abertura e apagamos na noite desta sexta-feira, mas a chama da esperança e dos belos exemplos dados pelos estudantes universitários ficará para sempre em nossos corações”.

Últimos jogos – Na quadra, deu Engenharia Unisanta em dois confrontos com a Educação Física Unifesp. Ela venceu por 3 a 1, na disputa de tiros de sete metros, no handebol masculino, após empate de 18 a 18 no tempo normal de um jogo dos mais disputados. E, no basquete, ganhou de 53 a 45, em outro jogo acirrado, do princípio ao fim.

No futsal masculino, a Direito UNISANTA fez por merece a vitória e o título, ao derrotar a Administração Unisantos por 5 a 3, colocando ponto final a uma grandiosa festa que não apresentou incidentes de qualquer ordem, primando pelo fair play e a disciplina, dentro e fora das quadras.

Cobertura – Importante também é destacar o trabalho da Assessoria de Comunicação (Assecom) da Unisanta, que divulgou, durante 25 dias, com o mesmo destaque, os resultados de todas as competições, envolvendo todas as faculdades participantes. A Assecom, com sua equipe de jornalistas e estagiários, produziu e postou cerca de 1700 fotos no Facebook (dois perfis da Unisanta), 233 mensagens via Twitter (@jogosdaunisanta), postando todos os resultados online, além de vídeos via Youtube (com mais de 1800 visualizações).

Os resultados e os bastidores dos Jogos, cerca de 100 matérias jornalísticas, também foram publicados diariamente no site oficial ww.unisanta.br.

Fotos Juliana Kucharuk