O jornalista Evandro Siqueira, formado na turma de Jornalismo de 1998 da Universidade Santa Cecília (Unisanta) é um dos vencedores do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime e o Disque-Denúncia do Rio de Janeiro.

 Siqueira (que atua no Programa Fantástico da Rede Globo), ao lado dos repórteres Maurício Ferraz e Wagner Luís Suzuki, foram premiados com a matéria “A Yakuza no Brasil”, na qual desvendam ligações da máfia japonesa no Brasil e no Japão e denunciam como os imigrantes brasileiros são envolvidos com o crime organizado do outro lado do mundo. 

A matéria concorreu com outros 78 trabalhos inscritos de todo o país, inscritos em sete categorias. A avaliação das reportagens inscritas levou em conta a importância do assunto (relevância nacional ou regional), extensão da reportagem, qualidade da edição e esforço despendido pelo repórter para a sua realização, assim como a repercussão e os resultados obtidos. Foram recebidas inscrições nas categorias Mídia Impressa (fotojornalismo e jornal), Mídia Digital (Internet) e Mídia Eletrônica (rádio e televisão). 

Evandro Siqueira enfatiza que o aprendizado na Unisanta foi importante para desenvolver sua atuação profissional. “O aprendizado que recebi no curso de Jornalismo da Unisanta foi muito importante, pois sempre foi focado na prática, o que facilitou muito quando me tornei profissional”. Antes de atuar no Fantástico, Siqueira passou por diversos veículos, entre eles o Jornal A Tribuna e a TV Tribuna.

TEXTO: Aldo Neto (Coladorador)