Alunos, editores e cinegrafista do programa de TV Espaço Unisanta, coordenado pela professora Alessandra Pereira, foram homenageados na manhã desta segunda-feira pela Alta Direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pela vitória conquistada no 18º Festival Cine Vídeo de  Gramado, no Rio Grande do Sul, como o melhor programa de TV Universitário.

A Reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, elogiou o desempenho da equipe, que venceu quatro prêmios nos últimos dois anos.  Mencionou o esforço coletivo de todos os que contribuem para o destaque do curso de Jornalismo da Unisanta: “os investimentos cada vez maiores, professores apaixonados e compromissados com o ensino”. 

“Mas nada disso adiantaria – observou – se os alunos não soubessem aproveitar o que é oferecido. Vocês estão de parabéns. O jornalismo é uma carreira de campo, e a vivência externa que vocês estão experimentando prepara-os para o mercado de trabalho”.   

A presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, elogiou o curso de Jornalismo, pelos destaques de alunos e ex-alunos em concursos e no mercado de trabalho. E os prêmios se sucedem, em relação a ex-alunos. O mais recente é o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, conquistado por Evandro Siqueira, que atua atualmente no Programa Fantástico da Rede Globo,  formado em 1998. Siqueira e os jornalistas Maurício Ferraz e Wagner Luís Suzuki   foram premiados com a matéria “A Yakuza no Brasil”, na qual desvendam ligações da máfia japonesa no Brasil e no Japão e denunciam como os imigrantes brasileiros são envolvidos com o crime organizado do outro lado do mundo.

Programa – O Espaço Unisanta venceu em Gramado com um programa de 22 minutos.  Esse é o quarto prêmio que a diretora do programa, professora Alessandra Pereira  e sua equipe, formada por alunos de jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ganham nos últimos dois anos. A premiação em Gramado ocorreu dia 12/11 (sexta).

O diretor da Faculdade de Artes e Jornalismo da Universidade, Humberto Challoub, também homenageado pela direção, destacou a importância acadêmica do Espaço Unisanta, que, além do ensino de qualidade, resulta no encaminhamento dos ex-alunos para o mercado profissional. “Praticamente todos os que passam pelo Programa são aproveitados pelas grandes redes de TV nacionais e regionais”, afirmou.

O programa vencedor apresentou uma entrevista com Leda Nagle, sobre seu último livro, um especial sobre Glauber Rocha, um quadro de música com Casuarina e sugestões de livros por Milton Hatoum e Zeca Camargo. Foi orientado por Alessandra Pereira, com a participação do cinegrafista Thiago Chichorro (ex-aluno), dos editores Matheus Lopes e Bruno Hadachi, além dos alunos : Bruna Garcia, Desireé Soares, Igor Augusto Rodrigues, Juliana Carrasco, L.G. Rodrigues, Mariana Serra, Mayra Ramos, Tatiane Ribeiro, Vinicius Murilo e colaboração de Mariana Rio.

O formato escolhido foi o de fim de semana, quando o programa é um pouco mais longo. A equipe da Unisanta surpreendeu também por apresentar programas diários de 15 minutos, sempre com enfoque em educação, cultura e prestação de serviços.

O Espaço Unisanta é veiculado na Santa Cecília TV, canal 13 da NET (de Bertioga a Peruíbe). Também pode ser assistido pelo site www.santaceciliatv.com.br

Concorreram com o Programa da Unisanta, Palavreado – 2012, da Universidade de Fortaleza (TV UNIFOR), Jovens da Universidade Veiga de Almeida (TV Universitária Universidade Veiga de Almeida) e Identidades Jorge Mautner, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (TV FTC).

Outros prêmios – Em junho de 2010, o Programa Espaço Unisanta ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino (ABMES) de melhor curta de responsabilidade social, com um documentário sobre uma cadeira de arremesso de dardos construída por alunos de Engenharia Mecânica da Unisanta para um grupo de para-atletas.

O Espaço Unisanta ganhou o mesmo prêmio da ABMES em 2009, responsabilidade social e sustentabilidade. por um curta sobre o Projeto Mangue Limpo, replantio de mangue realizado por alunos de Biologia da Universidade em parceria com a Dow Química.

Em dezembro de 2009, outra conquista: melhor Programa de TV, no V Festival Aruanda de Audiovisual Universitário Brasileiro, em João Pessoa, derrotando 12 finalistas, entre universidades públicas e particulares.