Os egressos  e professores receberam certificados de honra ao mérito neste sábado (13/5) e tiveram seus nomes registrados em placa afixada no pátio do Bloco M. Outro diferencial dos formados pela Unisanta tem sido a aprovação de 100% nos exames de suficiência do curso. Trata-se de exceção no Brasil, porque, segundo o jornal Valor Econômico de maio, a reprovação nesse exame no Brasil tem sido de 75%.

Um dos segredos da turma que tirou nota máxima no Exame Nacional de Cursos no ENADE 2015 e no Conceito Preliminar de Curso do MEC:  os alunos participaram intensamente dos esforços conjuntos dos professores, que exigiram comprometimento e interligação dos conteúdos, entre outros diferenciais.

Essa é a avaliação do patrono da turma, José Antonio Evangelista e do paraninfo, Ambrósio Bispo de Almeida. Os professores, coordenados pelo prof. Marcelo Monteiro Perez,  estão há muitos anos juntos, discutem e atualizam os conteúdos,  e os acadêmicos participam de todos os processos. Eles não ficam apenas assistindo as aulas, disseram. E os que não acompanham, se excluem automaticamente.

Outro diferencial, segundo o patrono e o paraninfo,  é que os interessados no curso já chegam com um propósito definido, alguns já trabalham na  área quanto entram e, no segundo ano, quase todos já estão empregados. Os que continuam seus estudos no quinto nível, em cursos de especialização, costumam dizer que  boa parte do currículo eles já haviam visto na graduação.

A  Reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, agradeceu aos alunos e professores e lembrou algumas mudanças no conceito da profissão. Há alguns anos, o profissional era  chamado de guarda-livros ou contador e seu curso técnico de contabilidade era considerado de nível superior. Hoje  o profissional formado é um gestor que, além de seu conhecimento específico, aglutina os setores financeiros, o de recursos humanos e aproxima partes da instituição, organizando a saúde financeira.

A presidente Lúcia Teixeira manifestou sua emoção  em rever os ex-alunos, agora profissionais, e agradeceu ao corpo docente. “Seus nomes ficarão inseridos em uma placa, no pátio da instituição, e serão vistos por cerca de 25 mil pessoas que diariamente passam pelo campus. Anunciou descontos especiais para os ex-acadêmicos, em cursos de mestrados, de especialização e também para seus filhos.

O Pró-Reitor Marcelo Teixeira mencionou o que ele considera veradeira proeza  da turma, pois apenas cerca de 1% dos estudantes no Brasil consegue a façanha de alcançar a nota máxima no ENADE e o  no Conceito Preliminar de Curso.

Entre os melhores – O  ENADE  é a prova que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.  Na Baixada Santista, dentre os cursos de Ciências Contábeis avaliados em 2015, o da Unisanta foi o único a receber nota máxima no CPC, que equivale a 5.

No estado de São Paulo, o curso ficou entre os cinco melhores e, na região, ocupa o primeiro lugar, de acordo com os dados do MEC. Para o diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Unisanta, Júlio Simões Júnior, “o resultado é motivo de enorme satisfação por parte do corpo docente, coroando toda a atividade desenvolvida no curso, com competência e determinação”.

Simões Júnior ressalta que, além das avaliações do MEC, outros indicadores apontam o nível de excelência do curso, como a prova mais importante na área dessa profissão, o Exame de Suficiência, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade.

De acordo com Adilson Bulo, representante do Conselho Regional de Contabilidade, o curso da Unisanta é o único da região em que seus alunos têm obtido 100% de aprovação no exame de suficiência.

Curso da Unisanta é exceção – A  eficiência do curso de Ciências Contábeis  da Unisanta é quase exceção no Brasil. Segundo notícia do Valor Econômico publicada em maio,  dos 47 mil bacharéis  que prestaram o exame de suficiência em março deste ano para obtenção de registro profissional de contador, 75% foram reprovados, informou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Ao todo, havia 54 mil inscritos.  Leia mais

Relação de alunos da Turma 2015 de Ciências Contábeis homenageados

Sérgio Antonio Loureiro Escuder
Vandré Cabral Bezerra