Engenharia Civil 40 anos

O evento integra as atividades dos 46 anos da Engenharia Unisanta e os  42 anos do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade.  Tem  apoio do Crea-SP, Associação dos Engenheiros  e Arquitetos de Santos, Ciesp, Fundacentro,  Porto de Santos, Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.  

Antecipando em um dia a comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizará, nesta quinta-feira 27/4, às 19h, no Auditório do Bloco E, debates com especialistas e autoridades no assunto, nas áreas de engenharia de segurança, jurídica,  da saúde ocupacional,  dos segmentos empresariais e dos trabalhadores.

O tema do encontro é Celebrando a Vida – Meio Ambiente do Trabalho – Seguro, hígido,  legal, palavras que remetem  a uma abordagem positiva  para as atividades de  segurança e a saúde do trabalho.

Com esse espírito, a Coordenação Stricto Sensu e dos Mestrado de Engenharia Mecânica e do Mestrado de Direito da Saúde da Universidade estruturaram as atividades relativas a esse dia,  acrescentando  a expressão positiva  “celebrando a vida!”

“Essa conotação remete à visão atual da Segurança e de Saúde do Trabalho consagradas no binômio prognóstico-prevenção, explica  Aureo Pasqualeto Figueiredo, da Direção de Engenharia e do Mestrado de Engenharia Mecânica da Unisanta. “Reflete o esforço e a contribuição de profissionais e pesquisadores no aperfeiçoamento das atividades laborais num caminho de sustentabilidade”.

“É conhecida a colocação dessa data como dia de memória das vítimas de acidentes do trabalho, idealizado pela OIT, cujo site se refere ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. É claro que não deixamos de respeitar e considerar tantos que sofreram e sofrem acidentes de trabalho e suas gravíssimas consequências.”

O passado está escrito e seu aprendizado, marcado a ferro e fogo, deve ser fundamento de atitudes efetivas, desde as mais elementares, como evitar erros conhecidos”, afirma o engenheiro.

Esta visão considera a tendência atual de que   a engenharia de segurança deve nortear-se por objetivos positivos, “carreando essas energias como foco de nossas atuações, buscando atingir sistemas ultrasseguros na Visão de Acidente Zero-ZAV “.

“Isso nos ajudará a melhorar a imagem pública da engenharia de segurança, dos que só compreendem a grandeza e importância de nossas atividades quando desconhecem nossas orientações e colhem tristes resultados. Felizmente, a sustentabilidade vai expondo a vantagem da regularidade para todos, conclui Pasqualeto Figueiredo.”

Os palestrantes e debatedores serão: Dr. Marcos Roberto Kodama, médico, pós-graduado em Medicina do Trabalho pela FUNDACENTRO; Prof. Dr. Marcelo Lamy, docente do Mestrado de Direito da Saúde da Unisanta; Prof. Dr. Aureo Pasqualeto Figueiredo, da direção de Engenharia e do Mestrado de Engenharia Mecânica da Unisanta. A mediação será do engenheiro e jornalista Leopoldo Figueiredo, do jornal A Tribuna.

PROGRAMA

Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho Celebrando a Vida – Meio Ambiente do Trabalho Seguro, Hígido, Legal. 27 de abril de 2017  19h.

Abertura – 19h – Direção Superior da Unisanta e representante do Ministério Público do Trabalho.

Palestras

Avanço da Tecnologia e Segurança dos Novos Processos Produtivos: Prof. Dr. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo – Direção do Curso de Engenharia da Unisanta.

Importância dos desvios na Gestão de Saúde Ocupacional: Dr. Marcos Roberto Kodama, médico, pós-graduado em Medicina do Trabalho pela FUNDACENTRO.

Aspectos Jurídicos da Saúde e Segurança do Trabalho: Prof. Dr. Marcelo Lamy, docente do Mestrado de Direito da Saúde da Unisanta.

Debates – Mediação: engenheiro e jornalista Leopoldo Figueiredo.

Auditório do Bloco E, 4º andar

Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos

Inscrição:  http://sites.unisanta.br/diamundial/

Por gentileza, confirmar presença para eventos@unisanta.br