Pela contribuição ao cenário educacional da Região na área de Engenharia, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi homenageada durante a abertura do Workshop de Engenharia de Segurança do Trabalho promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea/SP), na manhã desta quinta-feira (12/11).  O evento aconteceu na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS).

A iniciativa é da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea/SP, em comemoração aos 35 anos do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta, um dos mais antigos do País.

De acordo com a Reitora, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a Universidade Santa Cecília é pioneira na Região e contribui há 50 anos para o desenvolvimento do setor, com a formação de recursos humanos na área de pesquisa; inovação e empreendedorismo. “Orgulha-nos ver nossos ex-alunos contribuindo para os avanços da nossa Região e também de nosso País, nas áreas portuárias e tecnológicas”.

Para o conselheiro do Crea/SP e um dos idealizadores da criação da Câmara Especializada em Segurança do Trabalho, Eng. Nizio José Cabral, “a Unisanta sempre esteve à frente dos tempos por meio de cursos efetivamente voltados para a necessidade do mercado, e a Engenharia de Segurança do Trabalho foi um deles,  criado de forma emergencial, com o Brasil precisava, há 35 anos.

O Diretor da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta e Coordenador da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea/SP, Eng. Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, afirma que a segurança do trabalho é uma área de extrema importância ao crescimento do Porto e as discussões sobre o assunto são fundamentais para atender esta demanda.

Workshop – A segurança do trabalho em ambientes portuários e em toda cadeia logística é o foco das discussões que acontecem entre hoje e amanhã (12 e 13/11), na AEAS.  O objetivo do evento é encontrar formas de evitar acidentes no setor, já que trabalho na área portuária é considerado de risco.

O presidente do Crea-SP,  José Tadeu da Silva, destacou a importância da Câmara que organizou o workshop. “Eu estou muito satisfeito com o Grupo que organizou esse evento e principalmente com a Câmara de Segurança do Trabalho, coordenada pelo engenheiro Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo”.

Estiveram presentes na abertura do Workshop, Marcos Teixeira, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS); José Tadeu da Silva, Presidente do Crea/SP; Harold Stoessel Sadala, Coordenador Nacional da Câmara de Segurança do Trabalho, Sérgio Aquino, Secretário de Assuntos Portuários e  Marítimos de Santos;  Élio Lopes, Secretário de Meio Ambiente de Guarujá e coordenador do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta, além de outras autoridades.