O projeto teve início em 2014 na Biblioteca de Saúde mas foi ampliado para todo Sistema Integrado de Biblioteca da Unisanta

Adaptando-se às mudanças tecnológicas, a Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta) decidiu implementar, em 2014, o serviço de WhatsApp como um canal de comunicação mais dinâmico com os usuários. A iniciativa foi tema de artigo publicado em dezembro de 2017, na renomada Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD).

O periódico possui Qualis B1 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação (CAPES), que determina o alto nível de qualidade da publicação científica.

Com o tema “Serviço virtual: o WhatsApp como meio de comunicação na Biblioteca da Saúde da Universidade Santa Cecília – Santos/SP”, de autoria da bibliotecária da Unisanta, Cibele Fernandes de Oliveira, o texto fala como essa ferramenta facilita a comunicação entre os funcionários e os usuários.

Muitas bibliotecas no exterior utilizam este serviço, no entanto essa prática no Brasil ainda é bastante tímida, principalmente em relação ao uso no serviço de reserva e na própria comunicação com os usuários.

De acordo com Cibele, o projeto foi idealizado para suprir a demanda e melhorar o sistema do serviço de reserva da biblioteca. “A reserva não estava alcançando seu real objetivo e os livros mais procurados quase não estavam sendo retirados da Biblioteca. O usuário era avisado via e-mail (mensagem automática do sistema Biblioteca Nativa – BNWEB) que o livro reservado estava disponível e que teria 24 horas para buscá-lo, entretanto, muitos usuários não checavam seus e-mails perdendo suas reservas. Com isso, os livros mais reservados ficavam parados no balcão, apenas aguardando o próximo da lista que, na maioria das vezes, também perdia o prazo”.

Agora, por meio do WhatsApp, os funcionários avisam quando a obra reservada pelo usuário se encontra disponível na Biblioteca, divulgam os serviços e atividades culturais, respondem dúvidas e realizam cobrança dos materiais em atraso.

Ainda segundo a Bibliotecária, o serviço é realizado somente através das listas de transmissão garantindo a confidencialidade dos demais números de celulares. “A inclusão do usuário no WhatsApp é realizada somente após a autorização do usuário com o preenchimento de uma ficha cadastral no balcão de atendimento”.

Como extensão do projeto e a pedido dos próprios usuários, no segundo semestre de 2017 o serviço começou a ser oferecido também nas bibliotecas Central e de Direito da Unisanta.

Confira o artigo na integra!