Por apenas uma braçada, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, conquistou no bicampeonato da tradicional Travessia dos Fortes, disputada na manhã deste domingo (3), entre os Fortes de Copacabana e do Leme, no Rio de Janeiro. A nadadora da equipe santista completou os 3.350m da Travessia em 37m35s, enquanto Poliana Okimoto, vencedora nas duas últimas edições, levou um segundo a mais para fazer o percurso. Ana havia vencido pela primeira vez em 2006, com apenas 14 anos.

Segundo Ana Marcela, “a maré ajudou mais nesse ano. Nunca dá para saber. O mar nunca é igual de um ano para o outro. A prova foi dura do início ao fim, mas deu para vencer no final. Estava meio de lado, mas consegui bater na frente”.

Contida na comemoração, Ana Marcela ressaltou que seu foco na temporada está na prova dos 10 km do Campeonato Mundial, marcador para julho, na cidade de Xangai, na China. A competição servirá como seletiva olímpica para os Jogos de Londres-2012.

“Meu objetivo é para o dia 19 de julho, porque é a dia da seletiva olímpica. No momento que eu me inscrevi para a prova falei que seria um treinamento de luxo. Competi com algumas atletas que poderão poder se classificar para os Jogos”.

O Mundial na China vai ceder dez vagas para as Olimpíadas. Apesar de haver uma segunda seletiva no ano que vem em Setúbal, Portugal, essa será a única chance de as brasileiras garantirem vaga juntas nas Olimpíadas. Isso porque, no pré-olímpico de Portugal, só uma atleta de cada país poderá ir a Londres. Caso apenas Ana se classifique na seletiva de Xangai, ela será a única representante brasileira na Maratona Olímpica de Londres por conta de uma determinação do regulamento.