Atividade foi o primeiro treinamento dos alunos que atuarão no 1°Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofílicos do Litoral Paulista.

Em comemoração ao Dia Mundial do Hemofílico (17/4), a Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) promoveu palestra sobre a doença com a hematologista Rosane Giuliani, do Hospital Vitória de Santos.

A atividade foi o primeiro treinamento dos alunos do 1º ao 4º ano do curso que atuarão no 1°Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofílicos do Litoral Paulista. O local será instalado em uma área ampliada da Clínica de Fisioterapia da Unisanta, em parceria com o Rotary Club de Santos – Porto, onde serão realizados atendimento inédito na região para hemofílicos. O Brasil é o 3º país com a maior quantidade de hemofílicos no mundo.

Na oportunidade, estiveram presentes a diretora de Saúde da Unisanta, Drª. Caroline Teixeira, os diretores dos cursos de Fisioterapia e Odontologia, respectivamente, Dr. Ivan Barreira Cheida Faria e Dra. Rosângela Aló Maluza Florez, além de coordenadores e docentes.

Hemofilia – É uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase QUE exclusivamente no sexo masculino.

Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.