Ilha do Cardoso

Ilha do CardosoO estudo do meio ambiente em saídas de campo é uma atividade tradicional no curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Um exemplo é o curso multidisciplinar realizado há cinco anos na Ilha do Cardoso, município de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo, onde cerca de 190 estudantes da Universidade já tiveram contato com o ecossistema marinho local, praticamente intocado.

Durante três dias, alunos do 2º ano permanecem no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) acompanhados de docentes de várias áreas do curso de Biologia. O principal objetivo é o aprendizado prático, através da observação dos diversos ambientes e organismos e posterior discussão. São transmitidos conhecimentos relativos aos referentes gradientes de vegetação e às espécies vegetais e animais características dos ecossistemas de praia, restinga e mata de encosta, além de serem abordados diversos aspectos relativos ao meio ambiente e técnicas de estudos em ecologia.

“De forma tranquila e sem stress, os estudantes ampliam sua visão sobre as condições do meio ambiente, identificam a fragilidade da área e verificam o que pode destruir a restinga, entre outras atividades”, afirma a coordenadora e organizadora do projeto, Profa. Dra. Mara Magenta. A docente ministra as disciplinas de Morfologia e Anatomia dos Vegetais no curso de Biologia Marinha da Universidade.
O curso promove ainda a integração entre os alunos, reforçando sua capacidade para trabalhar em grupo, característica altamente desejada pelas empresas atuais, e incentiva o desenvolvimento de trabalhos na área ambiental. Os estudantes também participam de concurso de fotos sobre as áreas de Botânica, Zoologia e Meio Ambiente e de uma noite de confraternização.

Além da coordenadora, oito professores de diferentes áreas do curso já participaram da atividade, entre eles o Prof. Dr. Fábio Giordano, a Profa. Ângela Maria Gonçalves Frigéri, o Prof. Jorge dos Santos e o Prof. Ms. Daniel Siquieroli.

O curso é realizado anualmente nos meses de outubro e dezembro. Alunos da Unisanta já participaram de estágio no PEIC após serem aprovados e selecionados em concorridos processos seletivos.
Desde sua implantação, o curso de Biologia tem obtido avaliação extremamente positiva por parte dos alunos participantes e o curso multidisciplinar do Parque Estadual da Ilha do Cardoso é um de seus diferenciais.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso – Criado pelo Decreto nº 40.319 de 03/07/1962, abrange uma área de 15.100 ha, onde são encontrados todos os tipos de vegetação da Mata Atlântica costeira que proporcionam variedade extraordinária de ambientes e alta diversidade biológica.

O PEIC integra o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que se estende pelo litoral desde Peruíbe (SP) até Paranaguá (PR). É considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico sul, sendo prioritária a sua conservação.

Ilha do Cardoso Ilha do Cardoso