Oito alunos e dois professores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcaram  dia 16/1 para uma missão especial. Eles foram selecionados para participar do Projeto Rondon – Operação Jenipapo/2015 e realizarão atividades de 16 de janeiro a 3 de fevereiro no município de Anapurus / MA.

Desde o início do primeiro semestre de 2014 os estudantes realizaram reuniões para identificar as carências dos moradores e planejar atividades que colaborem com o desenvolvimento da comunidade local. O último encontro preparatório será no dia 13, às 18 horas, na sala dos professores do Bloco M – 1º andar.

Entre as atividades que serão realizadas estão: rádio comunitária, mídias digitais e internet, dança de salão, teatro infantil, manejo do resíduo sólido, esgotamento sanitário e o saneamento básico, formação de novos hábitos para o uso racional da água, oficinas de reciclagem, reutilizando o óleo. Além de estratégias de preservação do meio ambiente, capacitação de produtores agrícolas e pecuaristas, criação e gerenciamento de cooperativas e associações, informática e oficinas de artesanato de cunho econômico.

Coordenados pelos professores Celso Volpe e Daniel Siquieroli, participam os alunos Aline Tavares (Jornalismo), Isadora Vidal (Odontologia), Juliana de Campos (Engenharia de Petróleo), Leandro Bezerra (Ciências Biológicas), Lucas Rosolini (Engenharia Civil), Marcelo Rodrigues (Direito), Regina Coeli (Ciências Biológicas) e Rodrigo Fascini (Engenheira Elétrica). Também estarão nesta expedição em Anapurus alunos de uma instituição de ensino do Paraná.

Rondon – O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.