Aluno da Unisanta é o vencedor do Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental no 14º CONIC

524

Estudo avalia os efeitos de metal pesado em microcrustáceo que possui um elo importante na alimentação de várias espécies de peixe.

Estudante do 4º ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Pedro Henrique Cavazin David foi o vencedor do Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental no 14º Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic – Semesp. Realizado nos dias 28 e 29/11, em São Paulo, o evento reuniu mais de 1700 trabalhos. O objetivo é identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O estudo premiado tem como título: Avaliação do Comportamento de Anfípodes Epibentônicos Marinhos (Hyale sp) Expostos ao Cloreto de Cádmio. O aluno avaliou alterações na qualidade do ecossistema de anfípodes, microcrustáceos que são encontrados em algas nos costões rochosos do estuário. A partir de análises ecotoxicológicas utilizando cloreto de cádmio, um metal pesado que se torna um indicador biodisponível, foi possível identificar os efeitos agudos e crônicos deste contaminante, que podem afetar a sensibilidade desse crustáceo que possui um elo importante na alimentação de várias espécies de peixe.

De acordo com Pedro, o processo de industrialização, o crescimento das áreas urbanas e da população, além de outras atividades humanas têm como consequência a geração de resíduos que podem, por meio de lançamentos pontuais ou de maneira difusa, atingir direta ou indiretamente os corpos hídricos. Os testes de toxicidade são importante ferramenta de controle e monitoramento ambiental. As análises podem mostrar evidências diretas das consequências da contaminação. Os anfípodes são as primeiras espécies a desaparecer de comunidades marinhas bentônicas em locais contaminados.

O trabalho teve início em 2013 e foi desenvolvimento no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta, primeiro do País entre as instituições de ensino a receber a Certificação ISO 9002, de validade internacional, renovada pela Certificação ISO 17025. Pedro contou com o apoio de bolsa do CNPq e foi orientado pelo Prof. Dr. Augusto Cesar, com auxílio dos mestres Fabio Hermes Pusceddu, Fernando Sanzi Cortez e da mestranda Marina Passarelli.

Os organismos foram coletados nos bancos de algas presentes nas praias de Santos e Guarujá, preferencialmente na Ilha das Palmas, em Santos.

“Ganhar uma premiação como esta é de enorme importância. Além de ser um grande peso no currículo, o que vai me ajudar na hora de concorrer a um emprego, esse premio pode abrir portas para novos projetos relacionados à conservação da natureza ou até para bolsas de mestrado em faculdades nacionais ou internacionais”, afirmou o estudante.

Outros trabalhos – Dos 1700 trabalhos inscritos, 200 foram classificados como os melhores e publicados em uma relação do Semesp-Conic. Nove trabalhos da Unisanta tiveram destaque na premiação, entre eles

Ciências Biológicas – concluídos

1º lugar categoria Preservação à Natureza e 5o lugar em Ciências Biológicas
Título: Avaliação do comportamento de anfípodes epibentônicos marinhos (Hyale sp) expostos ao cloreto de cádmio
Estudante: Pedro Henrique Cavazin
Orientador: Prof. Augusto César
(bolsista PIBIC-CNPq).

6º lugar
Título: Acompanhamento do desenvolvimento de mudas de Laguncularia racemosa cultivadas em cativeiro com diferentes níveis de sombreamento
Estudante: Matheus Mano Clara
Orientador: Fabio Giordano

7º lugar
Título: Ecoturismo e etnoecologia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una
Estudante: Alisson Peter Dopona, Renato Xavier Araujo Prudêncio
Orientadoras: Mariana Clauzet e Milena Ramires
(bolsista PIC-UNISANTA)

Ciências Biológicas – em andamento

4º lugar
Título: Avaliação dos efeitos do bactericida triclosan no sucesso reprodutivo do ouriço-do-mar Lytechinus variegatus
Estudante: Jéssica Teixeira Silveira
orientador: Camilo Dias Seabra Pereira
(bolsista PIC-UNISANTA)

8º lugar
Título: Análise preliminar da pesca esportiva embarcada na Baixada Santista – SP
Estudante: Mariana Gonçalves de Souza
Orientadores: Milena Ramires e Walter Barrella

9º lugar
Título: Avaliação ecotoxicológica do fitoterápico cáscara sagrada em relação ao medicamento alopático glicerol
Estudante: Andressa dos Santos Barbosa Ortega
Orientadores: Camilo Dias Seabra Pereira, Walber Toma, Fabio Hermes Pusceddu, Fernando Sanzi Cortez e isabela Cardoso Pereira
(bolsista PIBIC-CNPq)

14º lugar
Título: Análise preliminar da pesca artesanal na Praia Grande/SP
Estudante: Renata Faria Guimarães
Orientadores: Milena Ramires e Walter Barrella

Engenharias – concluídos

8º lugar
Título: Transporte hidroviário de cargas: uma proposta para a Baixada Santista
Estudantes: Júlio César Reis de jesus, Eduardo Andrade Chaves, Glayce Batista Gomes Leite
Orientador: Adilson Luis Gonçalves

20° lugar
Título: Aproveitamento energético simultâneo em processos de aquecimento e resfriamento com pastilhas Peltier
Estudantes: Paulo Victor Gomes dos Santos, Claudia Luzia Tognetti, Helcio Tadeu da Silva Filho, Marcos Roberto da Silva, Omayra Bispo Dias da silva
Orientadores: Carlos Alberto Amaral Moino e João Maria de Freitas