Após intensa pesquisa sobre a vida e personalidade de Patrícia Galvão -a Pagu, além de uma palestra da profª. Dra. Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e pesquisadora há mais de 20 anos sobre Pagu, as estudantes do 4º semestre do curso de Gestão Comercial – Moda da Unisanta deram um show de criatividade e profissionalismo com o 2º Desfile Unisanta Inovação, apresentado na noite da última quinta-feira, dia 25, na Universidade.

Com o tema: Pagu – sai da tua prisão, o desfile apresentou três momentos da vida da musa do Modernismo Brasileiro, baseado inteiramente na obra Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, da escritora Lúcia Teixeira Furlani. As alunas demonstraram total atenção aos detalhes do livro. Até a cor do batom acompanhou as cores usadas nos três atos da obra: verde, vermelha e roxa.

O projeto teve a coordenação da professora Camila Gonçalves e participação de 18 alunas, que apresentaram 30 looks. A entrada das modelos foi precedida pela apresentação de um filme contendo fotos e textos também extraídos do livro Viva Pagu. O vídeo foi produzido pelos alunos de Comunicação da Unisanta. Antes, já havia sido mostrado na FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty e nos EUA, onde Lúcia ministrou palestra sobre Pagu.

Apoio – O desfile teve apoio da Coordenadoria de Políticas para a Mulher, da Secretaria de Defesa da Cidadania da Prefeitura Municipal de Santos, uma vez que a data marcou o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. De acordo com Fernanda Vanucci, da Coordenadoria, “apoiar um evento que tem Pagu como inspiração vai ao encontro da Campanha da não-violência contra a mulher, uma vez que Patrícia Galvão foi um exemplo de mulher determinada e idealista”, comenta.

Prestigiaram o desfile, a reitora e a presidente da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira Furlani, respectivamente, os pró-reitores Marcelo Teixeira e Zuleika Gonçalves, o diretor da Faculdade de Artes, Comunicação e Moda, Humberto Challoub, e a coordenadora do curso, Nídia Fischer.