O cardiologista Armando Tadeu Guastapaglia quer ajudar as famílias a superar e/ou evitar um problema que ameaça a todos. É preciso confirmar presença pelo e-mail eventos@unisanta.br

O Colégio e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão organizando um evento de grande interesse público, a palestra Nunca desista, o amor sempre vence. A experiência de um pai no mundo das drogas”, a cargo do médico cardiologista Dr. Armando Tadeu Guastapaglia,  a ser realizada no dia 23/3,  às 19h30, no Bloco E, nesta Universidade.

Um dos objetivos do encontro é orientar as famílias sobre os indícios de que filhos, netos ou alguém próximo podem estar se envolvendo com substâncias ilícitas. O dr. Guastapaglia quer fortalecer os envolvidos nessa luta contra os entorpecentes, e considera que sua experiência pode ajudar quem já enfrenta esses problemas, ou temem que esses fatos ocorram no futuro.

“É preciso acabar com esse tabu em torno do assunto. Muitos sentem vergonha de admitir que alguém da família se envolveu ou pode se envolver com drogas. E o simples fato de comparecer a uma palestra não significa que a pessoa tem esse problema com pessoas de suas relações”, costuma dizer o médico.

O ingresso à sua apresentação será gratuito, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que será entregue a entidades que trabalham com a recuperação de dependentes químicos. Os médicos Rubens Amaral e Roberto Debski estarão presentes. A palestra tem apoio de entidades médicas, órgãos públicos de educação, associações de apoio a dependentes, do jornal A Tribuna e do Sistema Santa Cecília de Comunicação – TV e Rádio Educativas.

Sinais sutis – Guastapaglia explica que os jovens costumam mostrar “sinais sutis” de que podem estar convivendo com drogas. “Nós não estamos preparados a perceber esses indícios. Um deles pode ser o odor de cravo de alguns cigarros”, afirma.

“O mais assustador, é que há casos de crianças, a partir de 9 anos de idade, surpreendidas com drogas, em todas as classes sociais. Não existe motivo para os jovens mergulharem no vício”, diz .

“Os pais costumam se perguntar: onde eu errei? Por que comigo? Não há culpas. Nem mesmo está provado que predisposição genética leva ao vício. A única arma contra essa possibilidade é a união, a compreensão, a fé, o foco da família. É preciso ter estrutura emocional, se fortalecer, para enfrentar essa barra”.

Guastapaglia é contra a liberação da maconha para uso recreativo. “A maconha provoca letargia, diminui a vontade do trabalho, destrói os neurônios”, completa. “E abre uma porta para outras drogas, assim como o álcool”.

Missão – O dr. Armando Guastapaglia foi Secretário de Saúde de Cubatão, professor da Faculdades de Medicina, trabalhou no Hospital das Clínicas de São Paulo, no Guilherme Álvaro e clínicas médicas, entre outras atividades.

Ele afirma ter tomado a iniciativa de fazer a palestra pela primeira vez a um público amplo, e não apenas aos profissionais da saúde, movido pela necessidade de compartilhar uma experiência dolorosa, que, no seu caso. teve um final feliz.

Desde que adoeceu, o médico sente-se ainda mais impelido a ajudar as pessoas, como uma missão. Procurou a Unisanta, pois uma grande instituição de ensino pode mobilizar mais gente, afirma. Mas o engajamento em medicina preventiva sempre foi um traço marcante de sua personalidade. Quando secretário de Saúde de Cubatão, organizou campanhas para ajudar as mulheres a se prevenir contra o câncer no seio. A prefeitura local instalou barracas a seu pedido, nas praças, para sua campanha “Se toque”.

Apoiadores – A palestra tem apoio do Sistema Santa Cecília de Comunicação – TV e Rádio educativas, Jornal A Tribuna,  Associação Paulista de Medicina do Estado de São Paulo, Associação Paulista de Medicina Regional de Santos, Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), IMEDI, Grupo Pasteur de Medicina Diagnóstica, Diocese de Santos, Unimed, Amor Exigente, Alcoólicos Anônimos, Nar-Anon – Grupos Familiares, Poupafarma e Reauto Veículos, entre outras  entidades.

Nunca desista, o amor sempre vence. A experiência de um pai no mundo da drogas.
Palestrante: Dr. Armando Tadeu Guastapaglia
Dia: 23/3/2017, às 19h30, no Auditório do Bloco E Rua Cesário Mota, 8 – Santos