Como parte da programação comemorativa dos 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade Santa Cecília – a Instituição homenageará professores e colaboradores mais antigos, atletas olímpicos e paralímpicos, no próximo dia 19/11, às 9h30, no Auditório do Bloco E do Campus. A festa contará com a apresentação da Orquestra Filarmônica do SENAI-SP, uma das maiores orquestras jovens brasileiras, que comemora 10 anos de fundação, em 2016. A cantora lírica Giovanna Maira também fará parte do espetáculo.

O evento terá ainda a presença de ex-alunos que hoje ocupam cargos de destaque no mercado de trabalho, em institutos de pesquisas científicas, nas áreas acadêmica e política; representando todos os cursos de graduação da Unisanta.

A festa será realizada no Auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, nº 8 – 4º andar, Boqueirão/ Santos.

A Orquestra – Fundada em 2006 e formada por alunos do SENAI-SP, a Orquestra Filarmônica SENAI-SP é dirigida pelo maestro Thomaz Ferreira Martins, regente titular e diretor artístico. Seu repertório abrange diversas possibilidades estéticas e períodos históricos, de Bach e Villa-Lobos até Pixinguinha e Tom Jobim.

Nascida em Santa Cruz do Rio Pardo, a cantora lírica e compositora Giovanna Maira sempre teve o gosto musical muito presente em sua vida. Deficiente visual desde 1 ano e dois meses de idade, Giovanna teve contato com a música já aos 3 anos, quando iniciou os estudos de piano. Hoje, aos 30 anos, a soprano emociona a todos que prestigiam suas apresentações.

Repertório da Festa 55 anos – Para celebrar os 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília, a Orquestra Filarmônica SENAI-SP apresentará um repertório musical diversificado, especialmente selecionado para a cerimônia:

– Sinfonia Nº. 9 Op. 95 “Sinfonia do Novo Mundo” (Antonín Dvořák)
       IV. Allegro con fuoco
– Nessun dorma (Giacomo Puccini)
– Aleluia (Leonard Cohen)
– Carinhoso (Alfredo da Rocha Vianna, Pixinguinha)
– My Way (Claude François/Jacques Revaux/Paul Anka)
– Phantom of The Opera Theme (Andrew Lloyd Webber)
– Ave Maria (Charles Gounod)
– Tributo a Adoniran Barbosa (Trem das Onze – Samba do Arnesto – Tiro ao Árvaro) arr. ThomazMartins
– Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) arr. Nelson Ayres
– Con te partirò (Andrea Bocelli)

Atletas homenageados – A Universidade Santa Cecília fez história e enviou às Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio de Janeiro uma equipe de 12 atletas, em quatro modalidades, além de receber delegações de quatro países. As seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática) utilizaram as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos.

Serão homenageados no próximo dia 19/11: Matheus Santana, Gabrielle Roncatto e Tales Cerdeira (natação); Poliana Okimoto – medalha de bronze e Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas); Gideoni Monteiro (ciclismo). Além dos atletas paralímpicos: Carlos Farrenberg – prata (natação); Israel Stroh – prata (tênis de mesa); Lauro Chaman – prata e bronze (ciclismo); Soelito Gohr (ciclismo); Márcia Fanhani Gonçalves (ciclismo) e Mariane Ferreira (piloto de Márcia no ciclismo).

Também receberão homenagens os técnicos: Márcio Latuf (natação e maratonas aquáticas); Ricardo Cintra (maratonas aquáticas); Renato Bartholo (natação); Guilherme Simões (tênis de mesa); Claudio Diegues (ciclismo) e o professor Marco Antonio Ferreira Alves (equipe técnica)

55 anos de conquistas

Com cerca de 16 mil alunos da Educação Infantil à Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), o Complexo Educacional Santa Cecília chega aos seus 55 anos de história com muitas razões para celebrar.

Tudo começou quando os fundadores, Nilza e Milton Teixeira, venderam a única casa da família, em que residiam, para comprar uma escolinha primária de apenas 26 alunos, no bairro do Macuco, em 1961. A professora Emília Maria Pirilo também participou da fundação. Transferida para a Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em 1969, a escola se expandiu por mais de 100 mil metros de área construída. Na transformação da pequena escola em especializado Complexo Educacional, avaliado entre os melhores do País, engajaram-se desde cedo os filhos do casal fundador, Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo.

A instituição sempre foi marcada pelo pioneirismo, como a criação de um dos primeiros cursos noturnos de Engenharia do País, o primeiro da Baixada Santista, e a implantação do Sistema de Rádio e Televisão Educativas, que prioriza a produção regional em segmentos como a educação, cultura, esporte, informação e entretenimento.

A graduação, que inicialmente formou e qualificou a mão de obra para o polo industrial de Cubatão, por intermédio do curso de Engenharia (45 anos), hoje abrange as mais diversas carreiras profissionais. São 35 cursos superiores, nas modalidades presencial e a distância, sendo o curso de Rádio, TV e Internet o mais novo, oferecido para 2017.

Outra novidade é o mestrado em Direito da Saúde, inédito no País, que teve sua aula inaugural ministrada em setembro pelo ministro do STJ, professor doutor Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, referência jurídica na área. Benjamin integra o corpo docente da Faculdade de Direito e do mestrado da Unisanta.

A Unisanta também oferece os mestrados em Engenharia Mecânica (profissionalizante) e em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dezenas de profissionais já obtiveram seus títulos de mestrado pela Unisanta com grande contribuição para o desenvolvimento sustentável da região, através de um vasto material no campo da produção científica. A Pós-Graduação da Universidade completa 40 anos.
Educação a Distância e pesquisas – Também neste ano, o Complexo Educacional Santa Cecília ultrapassou fronteiras no ensino ao ter aprovada pelo MEC a implantação de 31 polos de Educação a Distância em vários estados brasileiros.

Seus diversos núcleos de pesquisa tornaram-se referência na região, a exemplo do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), que tem feito previsões, por meio de estudos e coleta de dados, sobre as condições das marés, auxiliando na tomada de decisões preventivas do poder público quanto às ressacas na cidade. A Unisanta desenvolve pesquisas em parcerias com órgãos e instituições nacionais e internacionais. Seu Laboratório de Operações Unitárias recebe pesquisadores de outros centros de ensino e constrói módulos didáticos de engenharia para uso próprio e também por solicitação de instituições públicas e particulares.

Em 2016, a Unisanta enviou a 21ª. turma de alunos de Engenharia para intercâmbio exclusivo na França e Espanha, na área da nanotecnologia, além do setor de energia solar. A parceria é feita com o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), que recebe, além dos estudantes brasileiros da Unisanta, apenas universitários franceses e espanhóis.

Rankings – O reconhecimento da qualidade de ensino não vem apenas do Ministério da Educação, que atribui excelentes conceitos aos cursos da Unisanta. O mercado de trabalho também atesta a formação dos milhares de profissionais que hoje atuam em postos de destaque no Brasil e no exterior.

Entre os rankings estão o posto de 1º. lugar entre as universidades particulares da Baixada Santista no Ranking Universitário Folha (RUF), em 2015 e 2016. Avaliados: mercado, pesquisa, ensino, internacionalização e inovação.

Cursos entre os melhores do País, segundo o Guia do Estudante da Editora Abril; e a primeira da Baixada em pesquisas científicas pelo Google Scholar Citations Profiles. São muitos os destaques, da Escola Infantil à Pós-Graduação, nas salas de aula, nos laboratórios, nas piscinas, nas quadras olímpicas e paralímpicas, nos congressos científicos e nos trabalhos de responsabilidade social.

Uma história tecida por alunos, ex-alunos, seus familiares, colaboradores e professores, que juntos colaboram com a missão permanente de ensinar, educar e aprender.