Autor da proposta da homenagem, o vereador Francisco José Nogueira da Silva (Chico do Settaport), saudou Marcelo Teixeira, presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação e Pró-Reitor da Universidade. A Câmara  entregou uma placa comemorativa ao evento.

”As câmeras da TV Santa Cecilia se voltam para toda a região, mostrando a nossa geografia, falando sobre a nossa economia, debatendo a política local, discutindo os nossos problemas, anunciando conquistas e revelando talentos”.

Esse foi um dos trechos do discurso proferido pelo vereador Chico do Settaport, ao homenagear os 20 anos da emissora, na pessoa de Marcelo Teixeira, presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação (Rádio e TV Educativas), e Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A solenidade ocorreu no auditório do Bloco E da instituição.

“A Unisanta é uma das mais bem vistas e estruturadas emissoras educativas do país, que não só informa, mas forma profissionais. Na figura do seu diretor-presidente, Marcelo Teixeira, saúdo as equipes técnicas, de jornalismo, produtores, apresentadores e coordenadores, pelo seu desempenho e pela alta qualidade dos produtos que levam ao ar”, afirmou o vereador, estendendo a homenagem à família Teixeira.

“É desnecessário, senhores, falar da responsabilidade com que esta família constrói a sua história. Como gestores, educadores e cidadãos, deixam marcas positivas por onde passam e nos cargos que assumem se tornam referência”, continuou o vereador.

Ele citou o “trabalho inspirado e a determinação” do patriarca e pioneiro Milton Teixeira. “Com uma audiência extraordinária, a emissora apresentou para a sociedade os projetos educativos, esportivos, ações de responsabilidade social e pesquisas desenvolvidas a partir do colégio e da universidade”.

A TV Santa Cecília cumpre a sua missão de divulgar e informar sem censura, livre de preconceitos, de forma séria e isenta. Por isso, se transformou aos olhos da população e conta com a credibilidade do público que prestigia a sua programação”.

O vereador Chico afirmou que a TV Santa Cecília é uma “inestimável referência à trajetória da comunicação”. Mencionou o trabalho do comentarista esportivo Armando Gomes, citado como líder de audiência pelo lendário Jô Soares; as “saudações portuárias”, do jornalista Fausto José; as coberturas, ao vivo, do Carnaval Santista e da Missa Campal em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat. Mencionou também os os programas comandados por João Bernardo, Renata Quiroga, Edgar Boturão, Natalie Mofato, Maxwell Rodrigues e o “consagrado Caderno Regional”.

Importância dos funcionários

Marcelo Teixeira usou um tom informal em seu discurso, destacando a importância de cada funcionário para o sucesso da Santa Cecília TV. Lembrou o início, quando foi, com alguns deles, até a TV Litoral, em São Vicente, para tratar da transferência da sede dessa emissora para Santos. “Samantha (Mercadante), então recepcionista, veio para a Santa Cecília TV e se transformou em produtora e editora, “simbolizando o crescimento profissional e espiritual dos que estão envolvidos nesse trabalho”.

A Santa Cecília TV nascia com estrutura limitada mas com projetos ambiciosos, lembrou Teixeira. Em janeiro, alugou equipamentos e cobriu o Carnaval de Santos e, logo em seguida, ao vivo, uma partida de futebol internacional, em que o Santos FC decidiria a Copa Commebol com um clube argentino. “Nascia a emissora dos grandes eventos”, como é conhecida.

Teixeira mencionou o trabalho dos funcionários em todos os setores, “que fazem história, desde o diretor Marcos Turíbio Bianchi, ao âncora e apresentador Irineu Alves, o coordenador de jornalismo, Luiz Gustavo Klein ao coordenador de Marketing, Ari Brito, demais coordenadores, editores, comentaristas, jornalistas e técnicos da equipe, “até os que sobem no morro do Voturuá, em São Vicente, para verificar as torres de transmissão”.

Entre os projetos em andamento, estão os de aperfeiçoar o sistema de transmissão em HD em todas as cidades do Litoral.

Estavam presentes o presidente da Câmara de Santos, Adilson dos Santos Júnior; o vice-prefeito Sandoval Soares, representando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa;  a presidente e a reitora da Unisanta, respectivamente, Lúcia Teixeira e Sílvia Teixeira Penteado;  a pedagoga educacional Valéria Simões Teixeira, esposa do dr. Marcelo;  a Diretora de Saúde da Unisanta, Caroline Simões Teixeira e o assessor especial da Pró-Reitoria Administrativa, Marcelo Teixeira Filho.

Reconhecimento

Na semana passada, a Câmara Municipal de São Vicente, por iniciativa do vereador Jabá, também homenageou Marcelo Teixeira. O pró-reitor Administrativo da Unisanta recebeu a medalha Cellula Mater da Nacionalidade pelos relevantes serviços prestados à municipalidade através da Santa Cecília TV.