O ensaio “Prosa poética e poema em prosa no Livro do Desassossego”, que faz parte do livro Fernando Pessoa: a Voz de Deus, de Adelto Gonçalves, publicado em 1997 pela Editora da Universidade Santa Cecília, foi considerado uma análise pioneira com referência ao poema em prosa na obra do poeta português (1888-1935) em texto escrito pelos professores René P.Garay, do The City College-Graduate Center, The City University of New York, e Raúl Romero, do John Jay College of Criminal Justice, também da The City University of New York, e publicado na revista de literatura Forma Breve, da Universidade de Aveiro, Portugal, nº 2, 2004 (pp.71-79).

No ensaio escrito em espanhol “Epifanía y poema en prosa (El Livro do Desasossego de Fernando Pessoa/Bernardo Soares)”, Garay e Romero observam que a proposta de Gonçalves é que, “há ritmo nas palavras, o que é uma condição inata do poema, mas não essencial à prosa”, o que pode ser comprovado em textos de linhas corridas de Fernando Pessoa. “Gonçalves, inclusive, assevera que fragmentos do Livro do Desasossego podem ser divididos em segmentos versificados à semelhança de tantos versos livres escritos pelo poeta”, acrescentam.

Adelto Gonçalves, doutor em Letras na área de Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, é professor das disciplinas de Jornalismo Impresso da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) e de Estudos Antropológicos da Faculdade de Educação Física e Esportes (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). É autor também de Bocage: o Perfil Perdido (Lisboa, Caminho, 2003), Barcelona Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002) e Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), entre outros livros.