Um registro documental e fotográfico do 8º Festival de Cenas TESCOM (FESCETE), feito pelas alunas de jornalismo Natália Diegues e Viviane Bianconi como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), recebeu nota dez da banca examinadora. Além da qualidade das fotos e da importância da pesquisa, o grupo se destacou pela maneira de apresentar o trabalho: transformaram o Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) em um teatro estilizado, reproduzindo o camarim, a iluminação, a atmosfera e as cortinas. Dois clowns, na porta, convidavam o público para a apresentação.
O TCC, chamado Merda! Uma grande história em pequenas cenas, faz referência àquela saudação internacional, entre os atores, para dar boa sorte. As estudantes acompanharam o festival e seus bastidores, para flagrar as diversidades de linguagens, os momentos de maior beleza plástica e a representatividade dos atores. “Como Santos é uma cidade historicamente rica em matéria de movimento teatral, percebemos que há carência de pesquisas nessa área”, afirmaram. A idéia é fazer do TCC um ponto de partida para novas iniciativas, que resgatem a história cultural da cidade e despertem o interesse do meio teatral, do público e dos investidores.
As alunas fizeram entrevistas com os proprietários do TESCOM – Produções Artísticas e Culturais, Karla Lacerda e Pedro Norato; com o secretário de Cultura de Santos, Carlos Pinto, e com responsáveis pelos grupos Arcádia, Artefato, As 3 faces da lua; Cia das Artes e Etc. e Tal; Cia 3 em Cena; DNA; Saga, Secult, Zona Noroeste, Super Nova Arte e Cia, Tep – Teatro Experimental de Pesquisas- Núcleo UNISANTAe Toc Patoc. De 300 fotos tiradas das cenas, 46 foram escolhidas e divididas entre os respectivos grupos.
O livro tem 136 páginas, no sentido horizontal, tamanho 180 x 300 mm, sendo 37 páginas coloridas e 99 em preto-e-branco. De aproximadamente 300 fotos feitas, foram selecionadas 46. A orientadora Márcia Okida orientou os trabalhos e a banca foi composta pelos professores Robson da Silva Bastos, André Luís Ferreira e Fernando Cláudio Peel.

Em 24/11/04 – Assessoria de Comunicação – Fone: 3202-7113