Os alunos do Colégio Santa Cecília, integrantes do Projeto Vozes de Santos, participarão de mesa-redonda sobre questões sociais, dia 27, às 19h30, que será veiculada na Santa Cecília TV.
Intitulado Jovem, você tem fome de quê?, o debate contará com a presença dos jornalistas Gilberto Dimenstein e Ivaneia Cardoso. Entre os temas: emprego, cidadania, cultura, sexualidade e ídolos. A Direção do Programa é do jornalista Antonio Marques Fidalgo, supervisor geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação.
Histórico – Ganhador do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo em 2002, o Vozes de Santos é um trabalho desenvolvido desde 1999, por meio de iniciativa do Colégio Santa Cecília, em parceria com o projeto Aprendizes do Futuro, coordenado por Dimenstein.
A primeira turma, formada apenas com alunos do Colégio Santa Cecília, editou o primeiro volume do livro Vozes de Santos – Editoria UNISANTA. Em 2001, com a adesão das quatro escolas estaduais, o grupo lançou o segundo volume do livro. Em dezembro do ano passado, os alunos publicaram uma revista com textos redigidos pelos integrantes e um videodocumentário. Para este ano, a meta é a realização de três debates que serão veiculados na Santa Cecília TV, e a publicação de três jornais.
Conscientização – O objetivo do Projeto é formar jovens que venham a atuar no processo de melhoria das condições de vida da sociedade, conhecendo um pouco da história dos habitantes da Cidade que não consta dos livros didáticos e não costuma fazer parte do dia-a-dia da maioria dos alunos do Ensino Médio. São problemas locais, situações humanas muitas vezes desconhecidas até mesmo de parcela significativa de adultos.
Equipe – Fazem parte do projeto os alunos Alessandra Licursi, Alvaro Silva de Vasconcelos, Beatriz Domingues Franco, José Bernardo Direito Netto, Mayara Ferreira Itacaramby, Nathália Oliveira de Magalhães, Tássia Edith Furquim Fernandes e Ugo Silva de Vasconcelos, do Colégio Santa Cecília e a estudante Fernanda de Cássia Rocha Mendes, do Colégio Estadual Andradas. O grupo é coordenado pelas professoras Irene Neves e Sônia Martinho. O estagiário Ricardo Capelo Saibun também colabora com o projeto.