Desde às 6h30 de domingo,  os estudantes cobriram as eleições com fotos e textos, que ficam disponíveis on-line à população

Um ‘exército’ formado por alunos-repórteres, fotógrafos, diagramadores e editores, orientados por professores do curso de Jornalismo da Unisanta, foram  às ruas neste domingo (2) para registrar os momentos mais marcantes das eleições municipais. Cerca de 100 pessoas envolvidas, entre alunos e professores.

“Trata-se de uma cobertura que o curso de Jornalismo realiza desde 1996 por meio do jornal Primeira Impressão. É uma experiência ímpar para todos”, explica o diretor da FaAC – Faculdade de Artes e Comunicação, Humberto Challoub.

“É um dos projetos mais importantes realizados pelo curso. Os alunos podem vivenciar uma cobertura jornalística de muita importância, como as eleições”, acrescenta o coordenador do curso, professor doutor Robson Bastos.

À frente do veículo laboratorial impresso desde sua origem, o professor Francisco La Scala Jr relembra com orgulho momentos marcantes das coberturas eleitorais, como as entrevistas com os então candidatos à presidência, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1998. “Sem contar os pleitos municipais realizados especialmente em Santos, que sempre tiveram ampla cobertura pelos repórteres universitários”, ressalta.

Impresso e digital

Alunos das disciplinas Produção de Jornalismo Impresso e On Line II e Laboratório de Produção Jornalística II, do segundo e terceiro anos, respectivamente, ficarão encarregados pela cobertura em Santos e nas demais cidades da região, atuando de forma conjunta em uma mesma redação.

Assim, a partir das 6h30 do domingo, professores e alunos já estarão a postos para início dos primeiros registros do dia. A cobertura termina com a festa dos eleitos, se houver, no primeiro turno, especialmente em Santos.

Alunos do segundo ano estarão encarregados de postar conteúdo para o blog Primeiro Texto, com atualização instantânea. As informações poderão ser enviadas de qualquer lugar da região e, após corrigidas pelos professores, serão inseridas no site e nas redes sociais por alunos-editores.

Estudantes voluntários de outros anos do curso de Jornalismo também foram convidados a participar com envio de textos e fotos sobre as eleições para complementar o material, cujo conteúdo poderá ser usado pelos veículos do Sistema Santa Cecília de Comunicação. “Pelo número de envolvidos, faremos uma das maiores coberturas universitárias sobre eleições do País”, destaca o coordenador Robson Bastos.

Ao longo do dia, os alunos do terceiro ano atuarão na reportagem para o jornal Primeira Impressão, veículo impresso existente desde 1996. Ficarão encarregados de entrevistar candidatos, verificar o clima eleitoral nas cidades e registrar momentos marcantes das eleições.

O conteúdo será enviado para a redação central na sala M-426 da Universidade. No período da tarde, alunos-diagramadores e editores chegarão para dar continuidade ao trabalho jornalístico até a conclusão dos trabalhos.

“Eles vivenciam na prática a redação de um importante veículo impresso de comunicação do Pais”, compara La Scala. Após concluído, o jornal é impresso na gráfica e distribuído não só na Faculdade, mas em residências dos bairros do Boqueirão, Embaré e Gonzaga na semana seguinte, atendendo a mais uma premissa do curso de Jornalismo: de levar informação gratuita e de qualidade à comunidade em geral, usando todas as plataformas disponíveis para atingir os mais variados públicos.

Docentes

Os professores participantes do projeto são os jornalistas Francisco La Scala Jr (PI), Helder Marques (PI), Luiz Nascimento (PI e Online), Fernando Claudio Peel (PI e Online), Luiz Carlos Bezerra (PI e Online), Valéria Vargas (Online) e Fernando De Maria (PI e Online), sob coordenação do professor doutor Robson Bastos e supervisão do jornalista Humberto Challoub, diretor da FaAC – Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta.

Confira a página da Unisanta Online: https://www.facebook.com/UnisantaOnline/?fref=nf