Vinte e cinco alunos do Projeto Pura Reciclagem do Colégio Santa Cecília realizarão uma exposição de trabalhos confeccionados com o papel produzido na Usina Pura Reciclagem, dias 25, 26 e 28 de outubro, no Super Centro Comercial do Boqueirão.
Além dos trabalhos expostos, os estudantes fornecerão informações sobre um curso de confecção de papel reciclado, que será aberto à comunidade, a partir de março de 2003.
Bancadas com folhetos informativos e painéis com material explicativo sobre o combate a dengue também estarão à disposição do público presente. O objetivo é promover uma campanha de prevenção da doença.
Os alunos estarão supervisionados pelas professoras Nilse Maria Baldi Pereira Lage e Viviane Moitas Reis, coordenadoras do projeto. A exposição ocorrerá dia 25, sexta-feira, das 14h às 17 horas; dia 26, sábado, das 9h às 17 horas e dia 28, segunda-feira, das 14h às 17 horas.
Início – A Usina “Pura Reciclagem” foi lançada em 1999 e desde então está sob supervisão geral da diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grottone,
Formada por alunos de 5ª série ao 3º colegial, é uma atividade extra-curricular que tem por objetivos a conscientização sobre a reciclagem do lixo limpo e oferecer aos alunos uma profissão a partir do projeto.
A usina fica no Colégio Santa Cecília, no Bloco D, sala 53 e funciona às quartas-feiras, das 14 às 17 horas. Durante as atividades, os alunos conseguem produzir até 50 folhas de papel a partir de provas usadas e de aparas limpas fornecidas pela Gráfica Santa Cecília.
No segundo semestre de 2000 foi lançado um multimídia informativo sobre o projeto. O trabalho também está disponibilizado no Portal do Colégio Santa Cecília e pode ser acessado pelo endereço www.unisanta.br.
Visita: No dia 21/08, a usina foi visitada pela comitiva da Secretaria do Meio Ambiente de Santos. O objetivo foi conhecer as instalações, observar o material produzido e colher dados para futura implantação de uma usina de reciclagem permanente de papel na Secretaria do Meio Ambiente de Santos, para fins educacionais e sociais.
Participaram da visita a secretária de Meio Ambiente, Yeda Sadocco, o chefe do Departamento de Planejamento Ambiental, Bechara Abdala Pestana Neves; a assistente técnica da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Silva Pereira Pizzo; além da bióloga e chefe da sessão de Educação Ambiental; da coordenadora da Agenda 21 e da Monitora Ambiental.
Parlamento Jovem: A usina “Pura Reciclagem” tem despertado bastante interesse, não só de outras escolas, mas também das autoridades. Em 2000, o projeto foi selecionado pela Comissão Especial de Deputados Estaduais para ser apresentado no Parlamento Jovem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, fato que também ocorreu em 2001.
No ano passado, o deputado estadual César Callegari indicou o projeto da usina à apreciação do governador do Estado, Geraldo Alckmin, para se transformar em lei estadual.
Homenagens aos alunos e professores foram prestadas pelas deputadas estaduais Maria Lúcia Prandi e Mariângela Duarte.
Em Santos, a vereadora Sandra Aparecida Arantes do Nascimento Felinto apresentou na Câmara Municipal, propositura destacando a importância do “Pura Reciclagem” para a Baixada Santista. Já as vereadoras Luzia Neófiti e Cassandra Marone querem implantar e estender o projeto a toda região.