Com a finalidade pedagógica de orientar noções de trânsito para as crianças, o Clube do Bem-Te-Vi, programa coordenado pela divisão de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito-SP (Detran), desenvolveu, dia 13/9, palestra para os alunos da 1ª a 4ª série do Colégio Santa Cecília.

Pela primeira vez na cidade de Santos, o programa está sendo realizado nas escolas municipais e o Santa Cecília é a única escola particular a receber o projeto. O programa surgiu em 1990 e desde então já atendeu a 2 mil e 239 estabelecimentos de ensino, em 124 municípios do Estado de São Paulo.

No total, cerca de 1 milhão de alunos aprenderam os princípios básicos de segurança no trânsito.
“Sempre realizamos as palestras de forma dinâmica e lúdica para chamar a atenção das crianças, que aprendem brincando”, disse o capitão Arnaldo Luís Theodosio Pazetti, que estudou no colégio todo ensino fundamental e médio, e esteve presente no evento.

“Foi neste colégio que passei toda minha infância e adolescência e é para retribuir toda a atenção e carinho durante todos aqueles anos, que resolvi fazer esta homenagem, trazendo o projeto para a escola”, completou o capitão.

O palestrante foi o cabo Gaspar dos Santos, conhecido pelas crianças como Tio Gasparzinho. E foi com muitas brincadeiras, filme educativo do Pateta e participação especial das crianças que dicas, que fazem a diferença no dia-a-dia, foram ensinadas aos alunos. As principais informações foram: como atravessar a rua; a maneira certa para andar na calçada; onde os pais devem segurar os filhos na hora de atravessar a rua, explicação do semáforo, etc.

A palestra foi dividida em duas partes, com duração de uma hora cada uma. Primeiro para os alunos da 3ª e 4ª série e depois para os menores da 1ª e 2ª.
“É recompensador ver a participação das crianças, e observar que realmente elas levam para o ambiente familiar tudo que aprenderam”, disse o cabo Gaspar.