O Colégio Santa Cecília, a Faculdade de Odontologia da Unisanta e o Rotary Clube Boqueirão promoveram, dia 22/2, palestra sobre a ‘prevenção do câncer por HPV’. A iniciativa dá continuação ao Projeto Educacional para Preservação do Câncer de Boca por HPV, realizado ano passado devido à preocupação de especialistas com o aumento do número de jovens que contraem a doença precocemente.
A palestra,ministrada pela Dra. Martha Reinisch Perdicaris, especialista em Oncologia Clínica, visa esclarecer dúvidas de pais e responsáveis por alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, bem como instruir os pré-adolescentes.
O papilomavírus humano (HPV), nome genérico dado a um grupo de vírus com mais de cem tipos, passa muitas vezes despercebido e pode provocar verrugas ou até mesmo câncer nas regiões oral e genital.
O principal índice de contaminação é a via sexual, entretanto, é possível contrair a doença até mesmo pelo beijo. Estudos comprovam que a presença do vírus do HPV na boca aumenta, em 25 vezes, as chances das pessoas contaminadas desenvolverem câncer.