Desligar a TV, vídeo game, computador e MSN, pode ser difícil para a maioria dos adolescentes, mas é imprescindível para quem deseja melhorar o desempenho acadêmico, e não emburrecer.
O professor e físico Pierluigi Piazzi explicou, para uma platéia de alunos do 9º e 3º ano do Colégio Santa Cecília, a necessidade de estudar.
Em tom de brincadeira e com muito humor Piazzi destacou que o mais importante é ler, pois como ele diz “você tem que descobrir o prazer de ler, e só lê muito quem lê por prazer”.
E como buscar esse prazer? Piazzi declara: “com certeza existe um tipo de livro para você, basta procurar. Leia, não gostou, achou chato o livro, pare e vá para outro, até você encontrar um que se encaixe no seu perfil”.
Para Piazzi estudar todos os dias e aos poucos é a maneira mais correta de aprender. “A profissão é estudante?”, pergunta o professor, “então exerça-a”.
Além dos alunos do Ensino Fundamental, Piazzi também discursa para os adolescentes do Ensino Médio, os que já estão no último ano do curso. “A preocupação destes já é diferente, eu ensino como escolher uma carreira, como escolher a faculdade, como se preparar para fazer o vestibular”.
Piazzi diz que os alunos de colégios como o Santa Cecília, tiraram o bilhete premiado da loto, pois os professores e coordenadores estão sempre atentos e preocupados em dar o melhor nível de ensino. “Só falta os alunos aproveitarem esse bilhete”, conclui.

Currículo – Pierluigi Piazzi nasceu em Bologna (sede da mais antiga universidade do mundo), em 29 de janeiro de 1943. No Brasil, completou seus estudos diplomando-se em Química Industrial (ETOC) e Física (USP). Descobriu a Mensa (Sociedade formada por pessoas de alto QI) em 1980, através de um artigo na revista Seleções e fez o teste internacional ingressando em 19 de junho desse mesmo ano.
Atualmente é professor de Física do Anglo Vestibulares e foi professor de Inteligência Artificial e Computação Quântica na Engenharia da Computação da Unisanta