*fonte Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Na despedida de categoria atual, atleta conquistou dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas Brasil de Tênis de Mesa

O ano de 2016 foi de grandes resultados para o tênis de mesa brasileiro, em especial, para um dos destaques das categorias de base do país. Guilherme Teodoro, do Colégio Santa Cecília, que completa 15 anos em dezembro, está no seu último ano de categoria infantil e a sua despedida está sendo em grande estilo. O mesatenista, que foi recentemente campeão individual dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos -, foi nomeado melhor atleta infantil do Brasil no ano.

Após ter feito uma boa temporada, Teodoro quer repetir o desempenho do infantil no juvenil, sua nova categoria.

“Eu acabei me despedindo da categoria infantil com os meus objetivos cumpridos. Consegui ganhar bastante coisa. Agora, ano que vem, no juvenil, quero treinar bastante e ter novas experiências para melhorar o meu nível e o meu ritmo de jogo, porque vou enfrentar atletas mais fortes. Preciso fazer isso para poder jogar de igual para igual contra eles e ter uma carreira vitoriosa também no juvenil”, disse o mesatenista.

Guilherme conquistou cinco medalhas em eventos da Copa Brasil e Campeonato Brasileiro: quatro ouros no infantil e um bronze no juvenil. As primeiras colocações vieram nas Copas Brasil de Piracicaba (SP) e Toledo (PR) e nos dois Campeonatos Brasileiros, o de Inverno, em Fortaleza (CE), e o de Verão, em Chapecó (SC). A terceira colocação na categoria acima da sua foi faturada no Ceará.

Além disso, no início do mês, Guilherme Teodoro disputou os Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos e conquistou dois títulos no campeonato: no torneio individual e nas duplas masculinas, ao lado de Vitor Bibiano.

“Foi muito bom para mim, porque eu consegui mostrar o meu jogo em todos os campeonatos que eu disputei aqui no Brasil e, além disso, saí como melhor do ano na categoria infantil. Eu tenho batalhado bastante para alcançar essas marcas”, avaliou o atleta.

Apesar das conquistas no infantil, Teodoro afirma que ainda tem muito o que melhorar para se destacar no juvenil. Ele listou ainda alguns fatores que precisa evoluir para se tornar um atleta completo e falou sobre a sua vontade de defender a seleção brasileira da sua nova categoria.

“Ainda tenho muito o que melhorar. Mesmo tendo vencido todos esse campeonatos em 2016, eu não sou um atleta completo. Preciso aprimorar a minha força, o meu físico, a resistência, jogadas de bolas curtas… Tem muita coisa para evoluir ainda, principalmente, porque agora quero chegar à seleção brasileira juvenil e representar bem o meu país nos campeonatos no exterior. “, apontou Guilherme.

E uma oportunidade de já aprimorar o seu estilo de jogo será dada a Teodoro. Um dia antes de completar 15 anos, o paulista irá embarcar para a China no dia 2 de dezembro. O mesatenista, que faz parte do programa de detecção de talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Diamantes do Futuro, vai fazer o intercâmbio para o país-referência na modalidade pela segunda vez.

“Quando eu fui pela primeira vez foi uma experiência incrível. Consegui aprender muito com eles, com o técnico de lá e, nesse ano, eu espero ir com o mesmo foco, com o mesmo objetivo. Espero que eu consiga aprender ainda mais e, se tiver um campeonato lá, quero dar o meu máximo para se destacar”, afirmou Teodoro.

Teodoro vai fazer essa viagem ao lado de 12 jovens atletas. Os “Diamantes” vão passar um período de aproximadamente 20 dias treinando no centro de formação do clube chinês Shandong Luneng. Para mais informações, clique aqui.