Internet, relacionamento entre o jovem e sua turma e baladas foram os temas discutidos durante a II edição do Programa Tá Ligado?, realizado na Santa Cecília TV e promovido pelo Colégio Santa Cecília, nesta quarta-feira (30).

Participaram do evento alunos dos colégios Santa Cecília, Aristóteles Ferreira, Adventista, Leão XIII, SENAI e Stella Maris. Durante o programa, os estudantes fizeram perguntas aos convidados: Darrel Champlin, antropólogo e professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Felipe Lascane Neto, advogado especializado em crimes virtuais, e Marcia Atik, psicóloga.

A “cola” foi o primeiro tema a ser abordado pelo mediador do debate, Jadir Albino, e muitos alunos confessaram que fazem isso. “Em tese, seria um crime de estelionato mas não em colégio, mas sim em concurso público”, explica Felipe Lascane.

A divisão de grupos na sala de aula foi uma questão abordada pela psicóloga Marcia Atik. “Isso acaba sendo uma competição entre os alunos e atinge a formação psíquica, pois o adolescente pode se tornar um adulto complicado por causa dessa ação”.

Quanto ao debate sobre balada, a maioria dos alunos disseram que geralmente as brigas que acontecem são por causa de meninas. “Os meios de comunicação expõem muito isso e os adolescentes acabam imitando este tipo de atitude mostrada na mídia”, disse Darrel Champlin.

Sobre a proibição dos pais quanto à saída dos filhos à noite, Marcia disse que os pais não devem permitir nem coibir, mas sim, conversar com os filhos e ver o melhor para ambos. “Os pais devem ser preocupados, sim”, acrescenta.

Já sobre o tema internet, Lascane disse que estão fazendo do orkut (site americano onde as pessoas buscam fazer amizades e se juntar a comunidades) um outro objetivo. “Agora, estão ameaçando e ofendendo os outros e isso é passivo de responsabilização e é levado à delegacia”.

Idéia parecida tem Champlin: “O espírito da internet é anárquico. Ela é um meio rápido e rico em experiências. Dependendo do que você faz, ela pode ser negativa”. Marcia completa dizendo que é uma novidade por isso, não podemos dizer se é bom ou ruim. Ainda estamos achando o equilíbrio nisso”.

Segundo a orientadora dos estudantes, a profª Sonia Regina Martinho, este segundo debate deu ainda mais oportunidade aos jovens para falar e exprimir suas opiniões. “É bom reunir escolas. Estamos fazendo do Santa Cecília uma aldeia global de estudantes”.

A diretora do Colégio, Marilisa Grottone disse que a escolha do tema foi muito importante porque “a turma do dia-a-dia, da escola, é o grupo que se mantém pelo resto da vida”.