O Professor de História do Colégio Santa Cecília, Abel Robson Barbosa Soares, inovou ao realizar uma feira para seus alunos do primeiro ano do ensino médio. O objetivo da feira é mostrar na prática como eram feitas as trocas materiais antes do surgimento da moeda.
Essa troca que não envolve dinheiro chama-se escambo. A feira girou em torno de algumas atividades promovidas pelo professor. “Os alunos, que estão estudando as primeiras civilizações trouxeram materiais como gibis, camisetas, bonecas, porta-retratos e puderam trocar entre si seus objetos, vivenciando a prática do escambo”.

Para as amigas Nathália Garcia Costa, Verônica Miranda da Silva e Caroline Rodrigues Pires, foi uma grande lição que tiveram. “Praticando o escambo, aprendemos a lidar com os dias atuais, com as coisas materiais, não só com o dinheiro”, diz Verônica. Caroline e Nathália dizem que de agora em diante darão mais valor aos objetos que possuem, para melhor aproveitá-los e reciclá-los.