Formada no Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Sofia Wagemaker Viana embarca para a Rússia no próximo dia 14 de setembro para estudar Medicina na Kursk State Medical University (KSMU), situada na cidade de Kursk, que fica a sete horas de trem da capital Moscou.

Sofia foi aprovada após passar por entrevistas na Agência Aliança Russa, em São Paulo. Ter inglês fluente era um dos requisitos solicitados. “Desde pequena queria fazer Direito, mas quando entrei no Ensino Médio vi que era Medicina que eu queria. Me apaixonei pela profissão e vi que eu era boa nas matérias mais voltadas para Medicina”, explica.

Religiosa, ela conta que foi aprovada em uma Faculdade de Medicina particular da cidade, mas que não teria condições financeiras para arcar com os custos. Decidiu então se preparar para estudar na Argentina, quando recebeu o conselho do pastor da igreja que frequenta para procurar a Faculdade na Rússia.

“Tenho grandes expectativas, mas sei que nem sempre é fácil. Mas tenho fé que será um novo tempo, de novas descobertas para mim, tanto na Medicina, como na minha vida com Deus. Para o futuro penso em muitas coisas. Quero revalidar meu diploma nos Estados Unidos, tenho um sonho de ajudar pessoas que não têm condições de passar por um médico e ir em países que necessitam de ajuda”, afirma.

Patinação – Sofia estudou no Colégio Santa Cecília desde o 2º ano do Ensino Fundamental I até se formar no Ensino Médio, em 2018. Durante este período ela sempre se destacou pelos títulos conquistados na patinação artística. Foi campeã brasileira, paulista e também disputou o campeonato sul-americano da modalidade. Há dois anos, prestes a disputar seu primeiro Mundial, decidiu abrir mão do esporte para se dedicar à preparação para a Faculdade de Medicina.

“Pretendo levar meus patins para Rússia e tentar usá-los nos meus momento de lazer, para tirar o estresse da correria da faculdade e estudos do dia a dia. Lá na Rússia, em Kursk, tem patinação no gelo. Devo me arriscar um pouco nesse esporte que também é parecido”, conclui.