Alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília participaram dos I Jogos Escolares Unisanta – Basquete 3X3, realizado no último sábado (16). Eles integram a escolinha de Basquete da Unisanta e disputaram o evento organizado pelos estudantes da Faculdade de Educação Física e Esporte da instituição. A competição contou com a participação de 13 escolas da Baixada Santista.

Inspirado no jogo de rua praticado no mundo todo, o basquete 3X3 é considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo foi disputado em meia quadra, com equipes compostas por quatro jogadores, sendo três em quadra e um reserva. As partidas tiveram duração de 12 minutos, sempre ao som de muita música. A modalidade estará no programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.

Histórico – De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a modalidade de Basquete 3X3 está se tornando uma peça-chave para o desenvolvimento do basquete em geral. Uma das principais forças do 3X3 é a simplicidade tanto com relação às regras do jogo quanto à infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios em pontos turísticos, com belas paisagens de pano de fundo. Pode ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

A estreia do 3X3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Em 2012, foi lançado o FIBA 3X3 World Tour, competição em que as equipes representam cidades e recebem premiações em dinheiro.

Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.