No evento, estudantes dos 9ºs anos debateram o tema.  A palestrante Ana Maria Moreira Monteiro disse que o número de pessoas abrindo o próprio negócio aumentou, apesar da crise que o país enfrenta.

Alunos do Colégio Santa Cecília receberam, nesta segunda-feira (26/3), a analista de Cultura Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE- SP), Ana Maria Moreira Monteiro. Com o tema “Empreendedorismo”, a palestrante abordou o que é preciso saber para ser um bom empreendedor e abrir um negócio próprio, seja ele, grande ou pequeno. “Metas, planejamento, persuasão, persistência, inovação e iniciativa, são o conjunto de comportamento empreendedor e as pessoas que querem investir em algum negócio, têm que ter isso”.

Apesar da crise em que o país está passando, o número de pessoas abrindo o próprio negócio aumentou. Para se destacar no mercado, o primeiro passo, segundo a analista, é estar a todo o momento atualizado sobre o segmento em que está sendo desenvolvido o projeto. “Quanto mais eu conheço do meu negócio, projeto ou carreira, mais autoconfiante eu fico”, comenta.

SEBRAE

O SEBRAE é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

A unidade de Cultura no Empreendedorismo do SEBRAE tem o papel de desenvolver o empreendedorismo em diversas vertentes: na abertura da empresa, na manutenção da empresa (oferecendo cursos, oficinas, ações e consultoria).

Outra meta é o desenvolvimento na área da educação, levando palestras até as escolas com o projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que apresenta aos estudantes formas de pensar na coletividade, buscar o autoconhecimento e novas aprendizagens. O Colégio Santa Cecília é uma das escolas participantes que incentiva o aluno a desenvolver habilidades no empreendedorismo.

A Universidade Santa Cecília também estimula o pensamento empreendedor nos diversos cursos que a instituição oferece. “A gente fala de empreendedorismo nessas ações porque o empreendedorismo está entrando com tudo no mercado de trabalho, em função da necessidade que ele tem no desenvolvimento dos comportamentos empreendedores”, finaliza a analista Ana Maria Moreira Monteiro.