Colégio Santa Cecília participa do 1º Concurso de Redações do Rotary Club Santos-Porto

Concurso terá como primeiro tema o Empreendedorismo.

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cecília participarão do 1º Concurso de Redação promovido pelo Rotary Club de Santos-Porto. Na última sexta-feira (23), a diretora de Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Drª. Caroline Simões Teixeira, a diretora do Colégio Santa Cecília, Profª. Marilisa Grottone, o presidente e a secretária do Rotary, respectivamente Andriey Storte e Sylvia Regina Storte, assinaram convênio para a realização do concurso.

A atividade tem como finalidade incentivar o pensamento, a criatividade e a originalidade dos estudantes, que desenvolverão nas redações o tema Empreendedorismo.

Os textos serão avaliados por uma comissão composta por professores de Língua Portuguesa do Colégio e membros do Rotary. Entre os critérios a serem avaliados estão: adequação ao tema e gênero propostos, originalidade e criatividade, legibilidade, vocabulário e correção gramatical, construção e estrutura do texto, capacidade de chamar a atenção do leitor, objetividade a e fluência na leitura.

“É um projeto muito importante e mais uma parceria entre a Unisanta e o Rotary Club Santos-Porto. O principal ponto é incentivar a criança desde cedo a realizar essas redações, aprender a escrever o português de forma correta e sem as abreviações utilizadas hoje em dia, já que a tecnologia está em alta e com linguagens diferentes. Eles terão algo novo para pesquisar, uma cultura diferente”, afirmou a diretora de Saúde.

De acordo com a diretora do Colégio Santa Cecília, os alunos já começaram a trabalhar o tema na sala de aula. “Já trabalhamos com o Empreendedorismo no Colégio há muitos anos. A Prof. Fausta Oliveira, responsável pelo projeto e pela disciplina de Produção de Texto, está realizando pesquisas e debates com os alunos sobre empreendedorismo. As redações serão avaliadas na prova mensal do 1º bimestre e as cinco melhores serão escolhidas e enviadas ao Rotary para a premiação”, explica Marilisa.

Segundo o presidente do Rotary Club de Santos-Porto, o projeto surgiu de uma exigência do Rotary International, que está com a bandeira de alfabetização de todos os seres do planeta. “Entramos em contato com o Santa Cecília que prontamente aceitou a ideia. Será um projeto contínuo e uma boa maneira de incentivar as crianças a escreverem. Falar um bom português e saber escrever é muito importante e,  infelizmente,  estamos perdendo isso. A melhor maneira é que isso venha desde as crianças, na tenra idade, mostrando que a escrita é extremamente importante”, concluiu o presidente.

O resultado final do concurso será divulgado na última terça-feira do mês de abril (23), com premiações e menções honrosas.