Os alunos das 4ªs séries do Colégio Santa Cecília receberam diploma nesta segunda-feira (28), pela conclusão do curso do Programa Educacional de Prevenção e Resistência a Drogas (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar.

Os alunos participaram durante este semestre de aulas a respeito de prevenção e orientação a drogas lícitas e ilícitas. “Ensinamos as crianças a respeitar os pais e principalmente a ter responsabilidade”, disse o instrutor responsável pelo programa Soldado PM Jairo Stenio da Silva Souza. “Nós mostramos aos alunos que podemos ser brincalhões e alegres sem que seja preciso beber ou se drogar”, completa o instrutor, que trabalha há 1 ano e meio no projeto.

A diretora do Colégio, profª Marilisa Grottone, parabenizou, durante a cerimônia, aos pais que aceitaram que os estudantes fizessem o curso. “É de pequeno que se forma a personalidade e o caráter. Por isso, foi fundamental a autorização dos pais. É de suma importância para o Colégio, professores e alunos esta formatura”.

Após a entrega dos certificados, foi anunciado que o aluno Bruno Salgado representará o Colégio no dia 1º/12, às 9h30, no Sesc, durante o encontro com todas as escolas participantes do curso em 2005. Ele foi escolhido pelo instrutor e pela professora por ter se dedicado totalmente às aulas.

O projeto – O PROERD existe há aproximadamente 15 anos em Santos e abrange 70% das escolas da cidade, entre particulares, estaduais e municipais, e é destinado a crianças de 10 a 12 anos.

Os instrutores não podem ter nenhum tipo de vício, seja cigarro ou álcool e são escolhidos pelo Tenente Coronel do 6º BPMI, Cláudio Marques Trovão.

Durante o curso há leituras sobre o tema e participação dos alunos em teatro e dinâmicas.