O projeto é idealizado pelo professor de história João Carlos de Oliveira e foram utilizados materiais reciclados

Com a Copa do Mundo de Futebol se aproximando,  os alunos do Ensino Fundamental II e do  Ensino Médio do Colégio Santa Cecília criaram um painel com o tema da competição. Segundo o professor de História,  João Carlos de Oliveira,  a ideia surgiu através de uma conversa com a diretora Marilisa Grottone e a junção de todos os professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Ainda segundo  Oliveira, mais de 500 alunos fizeram produções sobre o projeto. Em seguida, os trabalhos foram selecionados para a montagem do painel, que contém informações gerais sobre todos os países participantes da Copa do Mundo como, por exemplo, bandeiras e localizaçóes no mapa.

O professor considera muito significativo esse tipo de ação,  que integra o ensino da história e um evento de renome,  como a Copa do Mundo.  “Ele é assim porque você pode unir um esporte com as características de cada país. Com isso,  você pode remontar a sua origem e a sua história. Além disso, tem a integração do esporte com países que  já foram adversários em guerras  e afins,  e hoje compartilham do mesmo espaço  de forma civilizada. Então,  acho importante a gente trazer isso: o que cada país tem de significado, embora todos estejamos juntos no mesmo planeta”.

Ele diz ainda que grandes partes dos materiais são de origem reciclada. “Foram utilizados papel, EVA e crepom, por exemplo. Mas procurou-se trazer grande parte deles em material reciclado”.