Escravidão. Este foi o tema da dramatização do poema de Castro Alves, Navio Negreiro, apresentado por 13 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, dia 3 de junho.

“A intenção é mostrar de uma outra forma a nossa cultura. É um processo de conscientização dos alunos”, explicou a professora de Produção de Texto, Irene Rodrigues das Neves, coordenadora da peça. “Os estudantes apresentaram na íntegra o texto, o que é muito difícil, para somente 10 dias de ensaio, porque a linguagem usada é bastante complexa”, completou Irene.

Ainda segundo a coordenadora, a cada ano são apresentadas dramatizações com poemas diferentes, por estas mesmas séries.

O cenário mostrava um navio estilizado e os alunos imitavam o movimento das ondas com expressão corporal. Através de versos sobre liberdade, músicas e apresentações de capoeira foram mostrados sentimentos e costumes daquele povo. Os atores representaram os escravos e seu dono. No final, foi declarado, por Castro Alves, o fim da escravidão.
Assistiram à dramatização os alunos da 7ª série do E.F., 2º e 3º anos do E.M.