Conhecer a autora de um livro pode parecer algo inatingível para as crianças. Personagens saindo do livro, então, é algo que só na imaginação é possível. Mas para alunos do Colégio Santa Cecília a ficção virou realidade na tarde desta quarta-feira (26). Lúcia Teixeira, autora de O Segredo da Longa Vida, realizou um divertido bate-papo com os pequenos leitores que ficaram super empolgados. “Tia, estou emocionada de conhecer a escritora do livro que acabei de ler”, disse um deles em voz alta.

O Segredo da Longa Vida conta, em quadrinhos, as aventuras vividas por Lucas e Aiko, no início do século XX. As crianças ouviram atentamente toda a explicação da autora. A cada pergunta, novas descobertas. A obra faz parte da Trilogia do Tempo, composta por: Tudo é possível – incrível viagem no tempo e o recém-lançado Caminho para ver estrelas.

Um dos pontos altos do encontro foi a participação do personagem Ninja Sei. Ao final do bate-papo, cada pequeno leitor ganhou um autógrafo e uma lembrança da autora. “Geralmente, os escritores são pessoas endeusadas e estar com eles aqui os aproxima do mundo da leitura e da escrita, estimulando nossos alunos a fazer parte deste universo”, explica Lúcia.

O aluno do terceiro ano, João Henrique Costa Monteiro, conta que adorou saber que o título da obra foi uma das últimas coisas criadas pela autora. “Ela quis passar com esse título que devemos sempre colocar as coisas boas antes das outras. Que esse é o segredo. O aluno disse também que foi muito bom ler os dois livros de Lúcia (Segredo da Longa Vida e Tudo é Possível). Em Tudo é Possível tem uma parte que fala de O Segredo da longa vida, um livro está dentro do outro”.

Sobre a obra – O Segredo da Longa Vida (Editoras Unisanta/Global) conta a história da chegada dos primeiros imigrantes ao Porto de Santos, no navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908. Os temas presentes no livro – a convivência, as diferenças, a aceitação – o respeito e o aplauso – permeiam as aventuras de Lucas e da japonesinha Aiko, perseguidos pelo terrível vilão, o Ninja Sei.

O livro une ficção com as tradições japonesas. Elementos de Santos (Estação do Valongo, o porto) e do Interior (fazendas de café) estão presentes ao lado de fatos da época como a epidemia de febre amarela em Santos, a construção dos canais por Saturnino de Brito, os problemas enfrentados pelos imigrantes, a formação das colônias, as cidades de origem desses imigrantes e seus costumes.

Lançada em 2008, em Santos, São Paulo e em diversos eventos nacionais, e no Japão, em português e em japonês, a obra é adotada em várias escolas brasileiras, cruzou o mundo e fez sucesso também em terras japonesas.