Alunos do 8º ano do Colégio Santa Cecília foram convidados pelo Rotary Club para falar sobre a prevenção do câncer por HPV, ao lado de importantes nomes da área de Saúde. O evento tem apoio da Secretaria de Saúde Santos e ocorre neste sábado (11), às 10 horas, na Associação dos Médicos de Santos, Av. Ana Costa, 388. O Santa Cecília foi a única escola convidada.
Coordenados pela Profª. Nilse Baldi Pareira, participam da mesa-redonda os alunos Fabio Fernandes Gomes, Fernando Moreira Dardaqui, Marcelo Bergamaschi Júnior, André Luiz Venâncio, Leandro Pastorello, Ana Beatriz de Araújo, Marjorie de Oliveira Fernandes e Ana Carolina Bozzani.
Pela área médica participam o Dr. Ronaldo Rangel Costa, Cirurgião Oncológico e Chefe de Cirurgia Ginecológica do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer); Profª Dra. Luisa Lina Villa, diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e doutora em Ciências – Área Bioquímica e Biologia Molecular – USP; e Dr. Nelson Vespa Junior, da Assessoria Técnica Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Pioneirismo – Uma das formas de contaminação de HPV, que pode causar o câncer, é através do sexo oral e até mesmo do beijo na boca. A grande preocupação dos especialistas é que está cada vez maior o índice de jovens que desenvolvem a doença precocemente.
Preocupado em difundir estes dados entre os adolescentes, o Colégio Santa Cecília, em parceria com a Faculdade de Odontologia da Unisanta e o Rotary Clube Boqueirão, lançou o Projeto Educacional para Prevenção do Câncer de Boca por HPV. Uma das atividades do projeto foi a palestra da especialista em Oncologia Clínica Dra. Martha Perdicaris, que falou sobre o tema aos docentes do Colégio Santa Cecília. A proposta do evento foi fazer com que os professores se tornassem multiplicadores de informação aos alunos. Em outra oportunidade, também foi realizada a mesma palestra para os pais e responsáveis de alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
Reconhecimento – Em agosto deste ano, o Colégio Santa Cecília recebeu o título de membro honorário do ano rotário 2008-2009 do Rotary Clube de Santos – Boqueirão pela sua contribuição em conjunto com a Faculdade de Odontologia da Unisanta no Projeto Educacional para a Prevenção do Câncer por HPV.