A sessão do Parlamento Jovem acontece em novembro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na Capital

Pedro Jonas, aluno do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, será o único representante da Baixada Santista no Parlamento Jovem 2016. A lista dos 47 alunos selecionados foi divulgada na noite da última quinta-feira (27) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Pedro defenderá, como deputado por um dia, projeto na área de Agricultura e Meio Ambiente, com a orientação do professor de História, João Carlos Pereira de Souza Oliveira.

A escolha, que se pautou na análise de projetos de lei apresentados pelos candidatos, considerou a adequação formal, correção gramatical, concisão, clareza, pertinência, originalidade e condições de aplicação efetiva. A recepção dos candidatos selecionados e a sessão plenária ocorrerão nos dias 19 e 20 de dezembro próximo.

De acordo com o professor João Carlos, a proposta de Pedro é bem atual, porque faz relação com as questões da maré, da intervenção da maré junto à cidade e junto à área urbana. “Ele fez um projeto de lei que tem como objetivo dar novas responsabilidades ao governos municipais, como por exemplo, criar um sistema de alerta, integrar os órgãos de assistência, de segurança, hospitais, etc., para que, quando ocorra um evento desta proporção, toda a população esteja avisada, e, ao mesmo tempo, todos esses órgãos estejam preparados para minimizar riscos e principalmente, proteger vidas humanas.”

Durante o período de pesquisa, Pedro teve a colaboração do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), referência na Região neste tipo de evento.

Esta não é a primeira vez que o aluno do Colégio Santa Cecília é destaque em questões políticas. No começo deste ano, Pedro foi escolhido pela Câmara Municipal de Santos para participar do Projeto Câmara Jovem de Santos.

“O desempenho dele tem sido muito bom, a ponto de um dos seus projetos de lei ter sido entregue recentemente ao vereador santista Kenny, que já absorveu esse projeto na íntegra e mencionou Pedro em sua propositura”. O orientador João Carlos diz ainda que esse projeto, embora seja de um jovem, passa por todas as secretarias e áreas jurídicas para que seja aprovado. “É um projeto sobre um banheiro família. Instituir um banheiro família dentro da própria cidade e em estabelecimentos de grande circulação de pessoas”.

Deputados por um dia – Instituído em 1999 por resolução aprovada pela Casa, o Parlamento em sua versão voltada a crianças e jovens tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares, como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e do médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam in loco as funções desse poder.

A seleção dos parlamentares jovens é realizada através de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.