O aluno da 8ª série do colégio Santa Cecília, Vinícius Silva Lopes, conquistou o 2° lugar no Projeto Câmera Educação, realizado pela TV Tribuna. Com o tema TV Regional, qual a sua importância para sociedade e como você a usaria para melhorar a qualidade de vida da comunidade?, o projeto recebeu cerca de 700 redações de alunos de escolas públicas e particulares da região.

“Quando me ligaram para dar os parabéns pela primeira vez, eu não entendi nada. Fiquei branco, nervoso. Não esperava receber nenhum prêmio”, disse o estudante, que acredita que o papel da TV Regional é ser o porta voz da comunidade.

Vinícius Lopes escreveu a redação com orientação da professora de Língua Portuguesa Giselda Teixeira. “Ele é inteligente, tem espírito critico e é bastante politizado”, elogiou a professora, que sempre acreditou no potencial do aluno. “Ele é o meu troféu”, concluiu Giselda Teixeira.

Para a vice-diretora do colégio, prof.ª Ana Antonia, esta colocação não foi uma surpresa, “pois todos acreditavam no potencial do Vinícius e estamos muito contentes por ele”, afirmou.

O aluno, a professora e o colégio Santa Cecília irão receber como prêmio uma televisão 20 polegadas. Vinícius também poderá visitar a TV Tribuna, junto com os dois alunos que ficaram em 1° e 3° lugares.

O Projeto Câmera Educação foi lançado este mês pela TV Tribuna e tem o intuito de promover atividades interdisciplinares no âmbito sócio educacional, o desenvolvimento, a promoção da educação e da cultura na Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Redação – TV Regional: Que tal?

Que tal perceber a importância da TV Regional? Sim, a TV Regional é muito expressiva para a sociedade, e muitos não a valorizam. Ela desempenha diversas funções facilitadoras para a vida em sociedade. É o meio mais rápido, pratico e barato de nos informar sobre assuntos diversificados.

Aperte um botão… e a TV está ligada. Faça um bolo, por exemplo, assistindo à TV… O valor da informação está incluído na conta de luz e naquele aparelho que você já acabou de pagar há algum tempo.

Ela pode ser a voz de moradores da comunidade em denúncias e em prestação de serviços, entre outros. Como por exemplo: denúncias de lugares supostamente abandonados e em péssimas condições higiênicas, que facilita a transmissão de doenças como a dengue – uma preocupação nacional em saúde pública.

Não há exclusão no segmento da sociedade que é atingido. A TV Regional tanto favorece os surfistas e velejadores, mostrando a previsão do tempo e a tábua das marés, quanto os idosos, divulgando as atrações para a terceira idade. Para os mais novos, a programação é voltada para jogos de vídeo – game, além de indicar atividades culturais para crianças e divulgar campanhas de vacinação.