A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que funciona como produtora e receptora de pesquisas do Mestrado Europeu em Gerenciamento de Áreas Costeiras (Masters in World and Coast Management), receberá pela segunda vez um pesquisador da Europa ligado ao Programa Erasmus Mundus, com apoio da União Européia.

O estudante de mestrado português Joel Pedro Gago Guiomar ficará na UNISANTA de 11 de janeiro a 24 de março, em pesquisas práticas, sob a orientação do dr. Augusto César, biólogo da UNISANTA, que fez pós-doutorado em Estudo Ecotoxicologico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, na Universidade de Cádiz, Espanha.

A bolsa de estudo de Joel Pedro Gago Guiomar foi aprovada pela Universidade do Algarve, Portugal, conforme ofício encaminhado pelo dr. Alberto Melo, dessa universidade portuguesa, responsável pelo Gabinete de Apoio aos Programas Sócrates e Erasmus Mundus. Esta é a terceira etapa de pesquisas do Erasmus Mundus.

Em agosto, a UNISANTA recebeu o pesquisador Rodrigo Brasil Choueri, mestre em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos. Choueri teve módulos teóricos com especialistas, entre eles, Augusto César, na Universidade de Cádiz, Espanha, e chegou em Santos dia 15/08, aqui permanecendo até 14/09, desenvolvendo estudos práticos ligados ao Programa Erasmus Mundus, no Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília.

O Erasmus Mundus é uma rede internacional de universidades empenhadas na pesquisa e ensino na área de Gerenciamento Costeiro. Somente três universidades brasileiras estão integradas ao Programa: a UNISANTA, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e a Universidade de São Paulo.

O Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA existe desde 1991 e foi o primeiro do País de instituições de ensino a ganhar a ISO 9.002, sinônimo de qualidade. (Esse Laboratório está se credenciando agora junto ao INMETRO, para obter a ISO/ 17.025).

Interesse mundial – O Gerenciamento Costeiro é uma nova abordagem de interesse mundial, que começou a ter maior ênfase há cinco anos, explica Augusto Cesar. O Brasil está engajado nessas pesquisas, e o tema ganha maior destaque agora que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) exige autorização e acompanhamento de especialistas nos trabalhos de dragagem dos portos e estuários, por meio das instruções 357 (diretrizes para controle da água continental e de oceanos) e 344 (controle de atividades da dragagem).

No Brasil, a UNISANTA solidifica sua vocação como centro de estudos ambientais, costeiros e portuários, por meio de cursos, laboratórios e pesquisas, conforme tabela anexa. O Laboratório de Ecotoxicologia faz estudos há uma década para indústrias, órgãos públicos e pareceres judiciários. Especialmente os cursos de Engenharia e Ciências Biológicas – Biologia Marinha estão empenhados nas pesquisas nacionais e internacionais sobre o assunto.