A Reitora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o diretor da Faculdade de Engenharia, prof. Antonio de Salles Penteado e a engenheira Alexandra F. Sampaio, do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) representarão a Universidade na instalação do grupo de pesquisa sobre o porto de Santos, sugerida pelo deputado estadual Paulo Alexandre Gomes Barbosa (PSDB). A solenidade será na próxima segunda-feira (26), às 15 horas, na Bolsa Oficial do Café, centro de Santos.

O objetivo da medida é reunir as universidades da região para estudar a mão-de-obra do Porto de Santos e o impacto da atividade portuária na Baixada Santista, desde os salários ao pagamento de tributos. Entre os objetivos está o levantamento do total de empregos diretos e indiretos gerados pela atividade portuária na Baixada Santista, diz a nota da assessoria de imprensa do parlamentar.

Barbosa quer reunir professores e alunos na coleta de dados e, posteriormente, apresentar o estudo em audiência pública na Assembléia Legislativa. Outra meta é definir ações para incentivar a criação de empregos mediante incentivos fiscais para as empresas da região.

Pesquisas – A UNISANTA participa de diversos grupos de pesquisas sobre o porto, inclusive internacionais, como o EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, com mais cinco países, com apoio da União Européia; Pesquisa Internacional sobre Dragagem de Sedimentos nos Portos, com apoio da Capes e do Ministério de Educação e Cultura da Espanha, Aves no Porto, entre outros. É também receptora de mestrados e doutorado de especialistas do Exterior sobre portos. Além disso, o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (NESE), dirigido pelo prof. Júlio Simões Júnior, diretor da Faculdade de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, tem feito pesquisas sobre emprego e desemprego em Santos.