O laboratório, no pátio do Bloco M, integrará, em um mesmo ambiente, os cursos de graduação da Universidade e do Colégio Santa Cecília para trabalho em equipe em conexão com o meio empresarial e a comunidade. A solenidade será no Consistório, às 10h30.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) vai inaugurar seu laboratório de inovação, um dos melhores do país com essas características, o InovFabLabUnisanta, no dia  6/11 (terça-feira), no pátio do Bloco M, às 10h30, na Rua Oswaldo Cruz, 277.

Inspirado na tradição norte-americana, mais precisamente, no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, os chamados laboratórios de inovação, permitem um ambiente único de produção de inovações.

De acordo com o assessor acadêmico da Unisanta, o Prof. José Roberto Cardoso, professor licenciado da Politécnica da USP, o novo espaço permitirá que os estudantes transformem ideias inovadoras em realidade. “Eles poderão trabalhar em equipe, testar novas soluções para problemas antigos e, sobretudo, conectar-se ao mundo empresarial na solução de desafios que serão apresentados por empresários”, afirma.

Um dos objetivos é formar um engenheiro com o perfil adequado para a nova cultura da Indústria 4.0, que exige um profissional com competência para liderar, inovar, empreender e gerar riquezas para o país.

Segundo Cardoso, a prática da ‘mão na massa’ apresentará o outro lado da engenharia, que é a beleza da criação de um produto ou sistema, e não apenas a dificuldade de entendimento das disciplinas teóricas, sempre associado à profissão”.

O InovFablab tem o principal papel de proporcionar aos alunos acesso a ferramentas de cunho industrial, possibilitando a criação de projetos de níveis elevados. “O ambiente ‘coworking’, agregado ao laboratório, estabelecerá um espírito de cooperação que levará ao crescimento de todos. Dos fab labs surgiram várias ideias e produtos que geraram riqueza, não só aos criadores, mas também para o país”, acrescenta José Roberto Cardoso.

Para a dra. Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da Unisanta, o InovFabLab compõe o ecossistema de laboratórios e espaços inspirados na cultura do faça você mesmo. Os integrantes compartilham informações, experiências e o uso criativo da tecnologia, conectados com os setores produtivos e a comunidade.

Noções de arte e de marketing

De acordo com a presidente da Unisanta, a dra. Lúcia Maria Teixeira, o local permitirá que o futuro engenheiro assimile não apenas as disciplinas

da Engenharia, mas também noções de arte, marketing, administração, empreendedorismo, texto e design, conhecimentos úteis para a profissão.

“O desenvolvimento do País e do mundo depende de profissionais atualizados e a nossa Engenharia traz, há 47 anos, uma formação muito sólida, sempre apresentando inovações curriculares e adaptando novas tecnologias, além de investir no nosso capital humano, que é o principal”, afirma a presidente.

“A comunidade também estará envolvida unindo educação, trabalho e práticas sociais, ou seja, o InovFabLabUnisanta impulsionará e facilitará a compreensão das pessoas sobre as tecnologias emergentes, preparando-as para os desafios da era da conectividade”, acrescenta a reitora.

Equipamentos

Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo, destaca equipamentos de ponta e ferramentas de digitalização e computacionais para o desenvolvimento de projetos, como impressoras 3D de diferentes tipos, fresadoras, máquinas de corte, tornos CNC para usinagem, prototipadoras e até máquina de costura, entre outras ferramentas necessárias para o desenvolvimento de protótipos nas mais diversas áreas de atuação.

Os alunos poderão utilizar o InovFabLabUnisanta para a produção de seus trabalhos acadêmicos, projetos de iniciação científica e de conclusão de curso. Será um espaço de fomento à criatividade, que proporcionará aos estudantes a aproximação com o mercado de trabalho, sendo vistos como profissionais que não só têm a ideia, mas sabem colocá-las em prática, o que é normalmente denominado de saber fazer”, explica o prof. Cláudio Luís Magalhães Fernandes.

Alguns dos equipamentos e suas utilidades

5 impressoras 3D – São utilizadas para imprimir em terceira dimensão, imagens modeladas em software softwares CAD/CAM (Computer Aided Design / Computer Aided Manufacturing).

1 fresadora CNC – Utilizada principalmente para criação de peças mecânicas de forma automatizada. Com este equipamento, o aluno será

capaz de usinar peças com materiais de alta resistência mecânica, nylon, ferro, aço e etc.

1 micro retífica

1 Scanner 3D

O scanner 3D é capaz de escanear imagens em três dimensões, possibilitando obter imagens reais e com o poder da capacidade computacional disponível gerar inúmeras possibilidades de projetos.

Ainda segundo a Reitora, o InovFabLab, inserido no projeto dos cursos, incentivará alunos de diferentes áreas e níveis a descobrir, de forma colaborativa, a autonomia de suas próprias mãos na execução de projetos reais e factíveis, tendo como suporte softwares, equipamentos de última geração, ao lado de professores de núcleos de pesquisa e de programas de valorização humana como PROLIDER Unisanta e outros.

Pioneirismo na Engenharia

Marcelo Teixeira destaca que a Unisanta planejou uma série de adaptações e “saiu na frente em muitos de seus cursos, inclusive antecipando já neste ano, como exemplo, as mudanças na Engenharia que o MEC exigirá somente a partir de 2019. Entre essas mudanças estão as aulas práticas desde o primeiro ano, o que normalmente só ocorre no terceiro ano dos cursos. Outra inovação é a “aula invertida”, mais atraente, unindo diversas cursos, em que as pesquisas e as ideias dos estudantes se antecipam as aulas teóricas.

Formado no curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Sérgio Schina de Andrade será o responsável pelo laboratório. O engenheiro é mestrando na área de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência POLI-USP e já atuou, por sete anos, na indústria do setor energético, na área de desenvolvimento de produtos eletrônicos com a utilização de impressoras 3D.

“O laboratório tem como principal missão proporcionar um espaço dedicado aos alunos que irá trazer uma aproximação de ferramentas profissionais de cunho industrial e de um elevado custo para a idealização e a realização de projetos acadêmicos com um nível próximo ao de mercado”, diz o engenheiro.

Vídeo em 3D produzido por Victor de Jesus Mota Silva, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta e estagiário do Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Unisanta.