A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) entregou, dia 18 de outubro, no Consistório, o Prêmio Milton Teixeira aos trabalhos vencedores da III Jornada Ceciliana de Iniciação Científica e 1ª Mostra Santa. As atividades foram realizadas no último dia 4 . Foram aceitos e apresentados 232 trabalhos com temas livres.

Entre as autoridades presentes estavam a Reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani, o pró-reitor Comunitário, prof. Aquelino José Vasques; a assessora da Reitora, profa Renata Penteado; a coordenadora em exercício do Centro Institucional de Pesquisas (CIPE), profa. dra. Brigitte Rieckman e o coordenador da Incubadora de Empresas de Santos, Santiago Caballa.

Vencedores – Na Categoria Estudante, Rafael Matie de Carvalho, aluno da área de Ciências Exatas, orientado pelo professor Marcos Antonio Santos de Jesus, ficou com o primeiro lugar com o tema Uma implementação computacional do algorítmo de Malgrange para a decomposição de um grafo em regiões F-conexas.

Os alunos Tatiana Borghi Cintra, Caroline Kubota, Alexia Procópio de Rezende e Vinícius Simões Salgado foram escolhidos pelo trabalho na área de Ciências Biológicas, intitulado: Levantamento de fêmeas de siri-azul (Callinectes spp) ovadas na região da Ponta da Praia, Mercado da Rua do Peixe, Santos – SP. Os acadêmicos foram coordenados pelo docente Orlando Couto Junior.

Na área da Saúde, os estudantes Cristina Maria Simão Camargo de Almeida, Dione Carvalho da Silva Oliveira, Vinicius Negreli Reis e Maria Angélica Bezerra da Silva avaliaram o Perfil sócio-econômico de um grupo de clientes de uma instituição financeira de Santos. O trabalho foi orientado pelo professor Carlos Alberto Moraes.

Conforto ambiental, economia de energia e racionalização do uso de águas em escolas de ensino fundamental, da rede municipal de Praia Grande, foi o tema do trabalho premiado de Priscila Pereira de Camargo, acadêmica da área de Ciências Sociais Aplicadas, sob orientação do professor César Augusto Alonso Capasso.

Ainda na categoria estudante, Cristina Maria Simão de Camargo, Dione Carvalho da Silva Oliveira, Ivete Lucia de Freitas Ferreira e Lídia Pereira da Rocha Oliveira venceram na área de Ciências Humanas, com o trabalho Avaliação cognitiva em um grupo de clientes de uma agência bancária de Santos, que teve a coordenação do docente Carlos Alberto Moraes.

Na área de Lingüística, Letras e Artes, o Projeto BioArte, trabalho feito por Deborah Rita Aparecida Soares, Ive Estrela Silva e Nanci Guedes Nastari Saia, teve a orientação das professoras Lídice Romano de Moura e Marilene Caetano.

Na Categoria Docente, o ganhador do prêmio foi César Augusto Alonso Capasso, com o trabalho Parâmetros objetivos e subjetivos que garantam a inclusão da discussão acústica no projeto e gestão de espaços escolares: estudo de caso.

O vencedor da Categoria Profissional foi Humberto Ribeiro de Souza, com o trabalho Sistema de aquisição de dados de estado de sensores de posição infravermelhos utilizando porta serial de PC e DEPLHI 2005, PROTOPRÓ e WINDOWS XP com exibição de gráficos decodificados de hexadecimal para valores reais.

O Docente Destaque foi o professor Carlos Alberto Moraes, coordenador do curso de Gerontologia e Desenvolvimento Social da UNISANTA.

Carta-patente – Na oportunidade, foi assinada uma carta-patente entre a UNISANTA e o ex-aluno do curso de Engenharia de Computação, Humberto Ribeiro de Souza, para o desenvolvimento de um sistema de medição de velocidade em tempo real para nadadores.

O aparelho foi desenvolvido por Humberto e outros acadêmicos na Universidade. O sistema mede a velocidade instantânea e média de um nadador, segundo a segundo, mostrando um gráfico da evolução do atleta. O objetivo principal é fazer com que os atletas quebrem índices. Para isso, o sistema possibilitará que os treinadores possam corrigir possíveis falhas em movimentos progressivos nas trajetórias retilíneas que os nadadores fazem durante os treinamentos.

Humberto é um dos donos da Infotech – Informática e Tecnologia, integrante do Programa Incubadora de Empresas de Santos. Atualmente, dos 15 trabalhos incubados pelo programa, nove são de projetos de alunos empreendedores da UNISANTA.