O primeiro Laboratório de Conforto Ambiental (LCA) do Brasil, construído em uma instituição de ensino superior, pertence à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). A instalação do LCA foi possível graças a uma parceria inédita entre a Instituição e a empresa Philips do Brasil.

No dia 31/3, a alta direção da UNISANTA e da Philips do Brasil assinaram um convênio de parceria técnico-científica para a realização de cursos de extensão e especialização no laboratório, dirigidos aos estudantes e aos profissionais da área em toda a Baixada Santista. Na oportunidade, o LCA foi inaugurado e apresentado à comunidade acadêmica.

A proposta é formar grupos de pesquisas com a participação de alunos e docentes de diversos cursos da Universidade e especialistas interessados em aprofundar conhecimentos na área.

Alto nível tecnológico – Com mais de 100 metros quadrados, o LCA possui lâmpadas e reatores fabricados e comercializados pela Philips do Brasil, além de outros vindos da Europa, expostos em um ambiente de alto nível tecnológico, todo acionado por controle remoto.

Alguns produtos são inéditos, pois são lançamentos da Philips que não chegaram a ser lançados no mercado, a exemplo das lâmpadas twister. Segundo os funcionários da empresa, nem o Centro de Capacitação – Philips Iluminação, localizado na cidade de São Paulo, possui alguns produtos existentes no laboratório.

No local, serão desenvolvidas pesquisas acadêmicas e científicas visando ao aperfeiçoamento do ensino nas áreas de acústica, iluminação natural, iluminação artificial, conforto térmico e ventilação.

Conforme o arquiteto Edison Fernandes, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTA, poderão ser realizados estudos e pesquisas com confirmação dos resultados, por meio de medições, contribuindo assim para a produção de conhecimento.

O Laboratório de Conforto Ambiental da UNISANTA fica na Rua Oswaldo Cruz, 255, Bloco M, 5º andar, com acesso pelo elevador M4.