A Universidade Santa Cecília (Unisanta) promove, de 16 a 20 de maio, a Semana da Engenharia 2011. O evento será realizado em comemoração aos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília e aos 40 anos da Faculdade de Engenharia. As palestras são destinadas aos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia Civil; Mecânica; Química; Elétrica; Eletrônica; de Computação; de Petróleo e de Telecomunicações da Universidade.

Dentro da programação, será inaugurado, no dia 19 de maio, às 10h, o novo Complexo de Laboratórios de Engenharia Mecânica, voltado para as áreas de graduação e mestrado. Na oportunidade, o Laboratório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo receberá placa em homenagem ao engenheiro e professor da Unisanta, Luiz Gonçalves Clemente, falecido em 2003. O evento ocorrerá na presença de autoridades ligadas ao Polo Industrial, Porto e Poder Público.

Programação:

Dia 16/05
A Semana terá início dia 16 de maio, segunda-feira, às 19 horas, com palestras a cargo de profissionais da Odebrecht Realizações. O engenheiro Celso Minieri, formado pela Unisanta, dará um depoimento profissional na abertura do evento. Na sequência, o tema Mercado imobiliário – Crescimento Econômico será abordado pelo diretor de Construção, Sérgio Miyashiro. A palestra A Expansão Portuária – Obra Terminal Portuário Embraport será ministrada pelo também diretor de Construção, Henrique Pio Marchesi. Os gerentes administrativo e financeiro, respectivamente Lenilton Jordão e Reynaldo Pincette Filho, discorrerão sobre a Organização Odebrecht – Visão 2020. As palestras serão realizadas no Auditório do Bloco E do Campus.

Às 19 horas, na sala 515 do bloco M, será abordado o tema Soluções de Segurança Integrada – Monitoramento Urbano / Industrial, a cargo de Lidney Maynart de Freitas, da Honeywell.

Dia 17/05
O diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e professor da Faculdade de Engenharia da Unisanta, eng. Áureo Pasqualeto Figueiredo, ministrará a Aula Magna do curso de Engenharia de Produção, às 8 horas, no Auditório do Bloco E. O tema abordado será A Função Social da Engenharia. Figueiredo também atua como diretor de Relações Profissionais do CREA-SP.

Às 19 horas, a Engenharia de Tráfego estará em pauta, a cargo do engenheiro da CET-Santos, Dennys Penteado Ruas, no Auditório do Bloco E. Ruas trabalha na área de Projetos de Tráfego há 14 anos e é especialista em Gestão Integrada de Trânsito pela Unisanta.

Ainda às 19 horas, na sala 22 do Bloco D, será abordado o tema Soluções Autodesk BIM (Building Information Modeling) para Projetos Arquitetônicos e de Obras de Infraestrutura, por João Humberto Camelini e Paulo Henrique Galvão, da empresa Tecgraf – Tecnologia em Computação Gráfica. Camelini é geógrafo e técnico em Aplicações Gráficas, com 18 anos de experiência em produtos Autodesk. Galvão é um dos primeiros especialistas certificados da Autodesk na área de Arquitetura, Engenharia e Construção e coordenador do centro de treinamento da Tecgraf.

No mesmo dia e horário, na sala 516 do Bloco M, haverá a palestra Análise do comportamento de edifícios apoiados em fundação direta, no bairro da Ponta da Praia na cidade de Santos, com a engenheira Marianna Dias, da Zaclis e Falconi Eng. Associados. É mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e formada em Engenharia Civil pela Unisanta.

AspenONE Ferramentas para Engenharia de Processos será a palestra ministrada pelo Dr. Adriano Silvares e pelo engenheiro Sílvio Requeijo, na sala 221 do bloco M, também às 19 horas.

Dia 18/5
A aplicação e caracterização de Polímeros e sistemas de tratamento de água potável e de esgoto estará em debate com o engenheiro da Kimira, Márcio Cipriano, às 19 horas, no Auditório do Bloco E.

A Associação Brasileira do Cimento Portland (ABCP) apresentará o tema Pavimentos de concreto – qualidade e durabilidade, às 19 horas, no Consistório da Universidade, pela engenheira Graciana Fagundes do Nascimento.

Na sala 432 do bloco M, também às 19 horas, será realizada a palestra Projetos de Escoramento e de Fôrmas para Edifícios, a cargo do Prof. Dr. Adão Marques Batista e do engenheiro Otavio Pepe.

Dia 19/5
Sobrecarga de Informação será o tema apresentado pelo engenheiro da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Mario Roberto Bastos, às 19 horas, na sala 24 do Bloco A. O palestrante é mestre em Engenharia Elétrica – Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). No mesmo dia e horário, os engenheiros Caio Tiburcio e Rodrigo Silveira Morilla, da Genpro Engenharia, ministrarão a palestra Tubulações Industriais.

O Prof. Sílvio Cesar falará sobre Geotecnologia, na sala 638 do Bloco M, às 19 horas.

Dia 20/5
O engenheiro civil Mario Bodon ministrará a palestra Legislação do Sistema CONFEA CREA, às 19 horas, no Consistório da Universidade. Bodon também atua na área de Segurança do Trabalho. Posteriormente, o engenheiro e diretor administrativo do CREA-SP, Vinicius Marchese, e o coordenador da Comissão Permanente, Leandro Matsuda, falarão sobre o CREA Jovem, no mesmo local e horário.

Dia 21/5  – Encerrando a programação, os alunos de Engenharia Mecânica participarão de uma competição com canhões, a cargo do Prof. Carlos Alberto Amaral Moino,  às 10h , no campo de futebol em frente ao novo Complexo de Laboratórios do curso.

Confira as fotos da Semana de Engenharia no nosso Facebook.