As últimas novidades em tecnologia de informação, como os lançamentos do Windows Vista 2005, jogos em 3D, comunicação de dados sem fio, segurança digital e outros temas de interesse na área serão assuntos de palestras, debates e workshopps, na III Jornada de Atualização Tecnológica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de 24 a 28 de outubro, em Santos. As palestras são simultâneas, em quatro auditórios, e têm início às 20h. Os workshops acontecem nos Laboratórios do Bloco M, números 217, 225A, 225B e 226, das 19h30 às 22h30, Rua Oswaldo Cruz, 255.
O dr. João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, fará a palestra inaugural, às 20 horas do dia 24/10, no auditório do Bloco E, Rua Cesário Mota, 8, quarto andar. Durante toda a semana, haverá palestras e debates simultâneos em três auditórios e diversos laboratórios da Universidade, com representantes das principais empresas de informática, de soft e hardware do País.
Allan Winckler, da Microsoft, falará dia 24 sobre Windows Vista e Tecnologias para o Futuro, no Auditório do Bloco E, após a palestra do secretário João Carlos Meirelles.
Na terça-feira, no Auditório II do Bloco E, Rogério Lacerda Peres, da Tecnoponta Consultoria e Treinamentos falará sobre Convergência Digital, a partir das 20 horas. No mesmo horário, os temas serão: Biometria – conceitos seu uso prático, por Mario Vinicius Moraes Montenegro, da Lintec, no Anfiteatro I do Bloco D, Rua Oswaldo Cruz, 266; ITIL- Incrementando a qualidade em Serviços de TI, ministrado por David de Paulo Pereira, da ITXL, no Anfiteatro II do Bloco D. Ainda na terça-feira, as palestras serão: Java: Tendências e Conceitos, realizada no Auditório I do Bloco E, por Edouard Kutchukian, da Sun Microsystems e Desenvolvimento de Games 3D, ministrada no Consistório do Bloco M por Odair Gaspar, da Perceptum Software.
Às 19h30, haverá os workshops no laboratório do Bloco M. Na terça-feira, serão: Flash Action Script, coordenado por Mateus dos Santos Lopes, da Softrent Websolutions e Multimedia; Win Forms 2.0, realizado por Adriano Borges Bertucci, da Microsoft e ainda Software Livre na prática, descubra as maravilhas dessa plataforma!, realizado por José Roberto de Aquino Araújo, da Garimpar.
Quarta-feira, a programação continua com as palestras: Software Livre, realizada no Anfiteatro I, do Bloco D, ministrada por Ricardo Alexandre, da UTAH Consultoria; Banco de dados orientado a objetos, feita por David Lopes Muiños Torneiros, da L&T, no Anfiteatro II do Bloco D e Gerenciamento de Conteúdo Web (CMS), ministrada no Auditório I do Bloco E, por Herbert Spektor, da RedHot Solutions Corporation.
No Auditório II do Bloco E, Adriano Borges Bertucci, da Microsoft, fala sobre Visual Studio 2005, enquanto Adriano Antonio Postal e Marcus Vinicius Noronha, da Microsiga Intelligence S/A, realizam, no Consistório do Bloco M, a palestra Gestão Empresarial com ERP, focando a aplicabilidade de BI, Rua Oswaldo Cruz, 255.
Os workshops serão: Photoshop PIXEL – Um mundo digital, realizado por Renato Duarte Almeida, da Power Design & Creation; Produção Web com Dreamweaver e Fireworks, feito por Ana Labate, da Softrend Treinamentos e Java com Wap, sob coordenação de Rogério Lacerda Peres, da Tecnoponta Consultoria e Treinamentos.
Na quinta-feira, no Anfiteatro II do Bloco , será realizada a palestra Geoprocessamento por Ubirajara Moura de Freitas, da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE). Neste dia também acontecerão também as palestras: VoIp, realizada no Anfiteatro I do Bloco D, por Delson Justo, da Triplenet Mult Service Technology; Segurança acima de tudo, feita no Auditório I do Bloco E, por Henrique Bernardes e Gonçalo Francisco Sousa, da Computer Associates e TecnoComp; Oracle Application Server 10g – Principais Características, ministrada no Anfieatro II do Bloco E, por Luciano Inácio de Melo, da EN-SOF Consultoria e Informática, enquanto Rogério Lacerda Peres, da Tecnoponta Consultoria e Treinamentos realiza no Consistório do Bloco M, a palestra Certificações.
Os workshops da quinta-feira serão: UML, realizado por Ricardo Luiz Nacarato, da G&P – Gennari & Peartree; ASP.Net, sob coordenação de Renato Caiuby de Toledo Mattos, da Tecnoponta Consultoria e Treinamentos e ainda Integração Macromedia Studio 8, realizado por Rodrigo Martinez de Lima, da Tecnoponta Consultoria e Treinamentos.
Encerrando o evento, na sexta-feira Sergio Navega, da Intelliwise Research and Training, realiza a palestra Fronteiras da Ciência da Computação, no Auditório I do Bloco E.
As palestras continuam com: Nicholas Sales, da Softrent Treinamentos, que ministra no Anfiteatro I do Bloco D, a palestra Multimedia Design com Macromedia Director MX 2004; Tertuliano Paulo da Silva, da Millenium, que falará sobre Computação Gráfica, no Anfiteatro II do Bloco D, enquanto João Batista Gonçalves, da EN-SOF Consultoria e Informática, discorre no Auditório II do Bloco E, sobre o tema Planejamento Estratégico de TI. Wagner Antonio de Oliveira, da Trix Tecnologia, também será o palestrante do dia e falará no Consistório do Bloco M sobre Tecnologias Wireless no Processo Logístico.
Ainda na sexta-feira acontecem os workshops: Oracle 10g – Diagnosticando problemas de performance de maneira pró-Ativa, feito por Luciano Inácio de Melo, da EN-SOF Consultoria e Informática; SQL Server, realizado por Renato Caiuby de Toledo Mattos, da Tecnoponta Consultoria e Treinamentos e ainda Usando um Banco de Dados Orientados a Objetos, coordenado por David Lopes Muiños Torneiros, da L&T.
As inscrições para a Jornada poderão ser feitas pelo site: www.unisanta.br/jat. A Jornada está aberta a alunos da UNISANTA (R$ 10,00) e não alunos (R$ 20,00).