O Trabalho de Conclusão de Curso  (TCC) dos ex-alunos de Engenharia Mecânica Diego Salgado Prado, Douglas Oliveira de Souza, Fabio Ferreira de Souza e Nilton Ferreira da Silva Neto, com tema “Fractografia de juntas soldadas pelos processos GTAW, SMAW e FCAW de aço inox duplex 2205 após ensaio de tração”,  venceu o Prêmio de Reconhecimento Técnico “Luiz Dumont Villares”. O projeto contou com a supervisão do Prof. Willy Ank de Morais.

O objetivo  do trabalho foi    pesquisar, através de uma técnica de análise de falhas conhecida como fractografia, lecionada nos cursos de mestrado e de especialização em Engenharia da Confiabilidade, o desempenho de aços inoxidáveis Duplex 2205 soldados por três processos diferentes: FCAW – Flux-Cored Arc Welding (Arame Tubular), o GTAW – Gas Tungsten Arc Welding (TIG), e o SMAW – Shielded Metal Arc Welding (Eletrodo Revestido).

A superfície de fratura das amostras foi obtida através de ensaios de tração empregando o equipamento da sala D04 na Unisanta, nos quais foram registradas as respectivas curvas tensão-deformação completas, que também foram analisadas e associadas com os resultados obtidos pela fractografia.

A entrega do prêmio ocorrerá no dia 02 de outubro (terça-feira) às 9h00,   durante cerimônia de abertura da ABM Week 2018, a ser realizada no Centro de Eventos Pro =Magno, São Paulo.