O engenheiro Elio Lopes dos Santos, professor da Pós-Graduação na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e consultor ambiental do Ministério da Saúde, foi um dos palestrantes no I Seminário Petróleo – Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, que aconteceu dias 16 e 17/03, na cidade de Macaé, Rio de Janeiro. O evento teve promoção do Ministério da Saúde.

Participaram do seminário representantes dos Ministérios da Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, da Petrobras, além da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agenda 21 Nacional, e de secretários municipais.

A programação começou com o painel Integração das Agendas de Saúde, Ambiente e Cidades – Uma nova cultura para ambientes saudáveis. O segundo painel do dia abordou o tema Controle da Poluição Industrial (água, ar e solo), com a discussão de assuntos como A experiência de Cubatão e efeito estufa. O último painel do dia tratou do Planejamento Territorial, Metabolismo Urbano e Capacidade de Suporte Ambiental.

Dia 17, o tema foi Gestão Participativa e Ambientes Saudáveis, com enfoque na atuação do Poder Público na construção de ambientes saudáveis. O Seminário terminou com a apresentação do painel Controle social para ambientes saudáveis.

Convite – Dia 18/03, às 19 horas, o professor Elio Lopes representou a UNISANTA, como debatedor, na mesa-redonda Qualidade da Água na Baixada Santista”, em evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá, na Câmara Municipal.

Dia 15/3, o professor Lopes dos Santos ministrou a palestra Fluxo de Contaminação do Estuário de Santos, na III Semana da Água, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista em parceria com o Instituto de Pesca, Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo e Prefeituras da Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento aconteceu no Centro de Convenções de São Vicente.