O prof. Tomás Ángel Del Valls Casillas coordena a equipe docente do Mestrado e Doutorado Europeu em Gerenciamento Costeiro, do qual a Universidade Santa Cecília é parceira desde 2004.

O professor Phd Tomás Ángel Del Valls Casillas, da Cátedra Unesco, esteve na Universidade Santa Cecília (Unisanta) para organizar  novos módulos da disciplina “Water and Coastal Management”, para alunos do Mestrado de Ecologia da Instituição. Na oportunidade, participou  de bancas do Programa de Stricto Sensu em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (Mestrado de Ecologia) da Universidade.

Sua vinda periódica da Espanha a Santos faz parte da parceria da Unisanta com o programa internacional Erasmus Mundus, estabelecido em 2004. Desde essa data, a Universidade é receptora do Mestrado e Doutorado Europeu em Gerenciamento de Águas Costeiras.

site-8Como parte desse intercâmbio científico, a Unisanta tem tem recebido dezenas pesquisadores do Programa, tanto estrangeiros como de outras cidades brasileiras, para desenvolvimento de projetos de pesquisas em seu Laboratório de Ecotoxicologia.

A Unisanta também tem enviado seus professores para estudos na Europa, dentro desse Programa europeu. O Prof. Dr. Augusto Cesar realizou dois estágios de pós-doutorado junto a Universidade de Cádiz, sob a supervisão do Prof. Tomás Ángel de Valls Casillas. E o Dr. Rodrigo Brasil Choueri, atual professor de Mestrado da Unisanta, foi o primeiro aluno a fazer mestrado e doutorado na Europa, pelo Programa Erasmus Mundus, orientado pelos Profs. Augusto Cesar e Angel Del Valls.

A Dra. Luciane Alves Marinho fez mestrado e doutorado em Cádiz e agora voltou a pesquisar no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta, em seu pós-doutorado. Lorena Santos Silva, que fez o curso de graduação em Biologia Marinha na Unisanta, fez mestrado e doutorado pelo Programa Erasmus Mundus. Outros exemplos de mestrado e doutoramento em Gerenciamento Costeiro é o da ex-aluna do mestrado em ecologia da Unisanta, Marina Passarelli que atualmente está realizando doutorado na Espanha sob orientação dos Profs. Augusto Cesar e Angel Del Valls, bem como Dra. Alessandra Aloise de Seabra que já concluiu seu doutorado neste mesmo programa sob orientação do Prof. Angel Del Valls

O Erasmus Mundus oferece 20 programas de mestrados e 50 doutoramentos em diversas áreas, com bolsas de estudo. Há 70 consórcios envolvendo diversas áreas do conhecimento. O aluno aprovado pode fazer módulos em Cádiz (Espanha), Aveiro, Lisboa e Faro (Portugal), Ravena e Bologna (Itália), Saint Peterburg (Rússia), Bergen (Nourega), Ninjbu (China), além de cidades na Inglaterra e no Canadá, entre outros países.

Interesse mundial

O Ersite-1asmus Mundus e um Programa Europeu de mobilidade acadêmica que envolve diversas redes internacionais de universidades empenhadas na pesquisa, ensino e extensão. Mas a área de Gerenciamento Costeiro vem ganhando cada vez mais interesse mundial nos últimos anos, devido à crescente pressão antrópica (do homem) exercida nos ecossistemas costeiros.

No Brasil, a Unisanta solidifica sua vocação como centro de estudos ambientais, costeiros e portuários, por meio de cursos, laboratórios e pesquisas. Seu Laboratório de Ecotoxicologia, além do intercâmbio com pesquisadores europeus e de outros países, oferece também consultorias e prestação de serviços relacionados com as questões ambientais. A coordenação do Laboratório é do professor doutor Aldo Ramos.