O professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Iberê Martins da Silva, teve seu perfil publicado e comentada uma prova sua da disciplina que leciona, Pontes e Grandes Estruturas, pela revista Téchne, em julho. Iberê se formou em Engenharia Civil na Unisanta em 1998 e obteve destaque nacional por conseguir, na época, uma pontuação de 98.5 no Exame Nacional de Cursos, a mais alta de engenharia civil no País.

A disciplina Pontes e Grandes Estruturas é aplicada aos alunos do décimo semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade. Seu objetivo é habituar o estudante com os componentes e as metodologias não comumente utilizados na construção de edifícios, em obras como pontes, viadutos, torres, barragens e túneis.

A matéria inclui: projeto geométrico de vias, estudo hidrológico de rios, estudo geotécnico de aterros de encontro e de fundações, além das metodologias construtivas como elementos pré-moldados, balanços sucessivos, viga empurrada e treliças lançadeiras, entre outros itens.

A disciplina nasceu junto com a engenharia civil, com a fundação, na França, da École Nationale des Ponts et Chausseés (Escola Nacional de Pontes e Estradas), em 1747, explica a revista Téchne.

Martins da Silva é mestre em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas. Ele coordena o Departamento de Estruturas da Engecorps Engenharia. Anteriormente, trabalhou como calculista e coordenador de projetos na Outec Engenharia e na Conestoga-Rovers & Associados Engenharia.