O professor de Pós-Graduação e do Curso de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília, Élio Lopes, representou a UNISANTA na II Conferência Internacional sobre Metrópolis Saudáveis, realizada no dia 8 de novembro, na Legislatura da cidade de Buenos Aires, na Argentina.
O evento contou com a apresentação de participantes de diversas entidades, entre elas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), da Organização Pan Americana de Saúde de El Paso – Texas, e da Fundação Metropolitana da Argentina.

De acordo com Lopes, ao final do evento a apresentação da UNISANTA sobre A contaminação do Rio Riachuelo foi considerada a melhor e mais interessante para as resoluções dos problemas enfrentados pela Argentina.

Por este motivo, os deputados de Buenos Aires, Fabián Duran Costa, Marcelo Rafael Godoy e Juan Manuel Velasco; e o ex-senador e atual presidente da Fundação Metropolitana, dr. Pedro Del Piero, convidaram o docente para uma inspeção no Rio Riachuelo. O local é altamente poluído e traz sérios problemas de saúde pública, além de desconforto para os freqüentadores do ponto turístico chamado Caminito.

Após a inspeção, Lopes foi convidado a elaborar e participar de um programa de despoluição da região e da II Conferência sobre Cidades Saudáveis, a ser realizada no México, em maio de 2007.